Oseias 10:1-3.7-8.12 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da profecia de Oseias –
1. "Israel era uma vinha luxuriante, que dava muito fruto. Quanto mais o seu fruto crescia, mais multiplicava os altares; quanto mais rica era a sua terra, mais belas fazia as suas estelas."
2. "O seu coração é hipócrita; agora eles vão pagar. O Senhor mesmo demolirá os seus altares, destruirá as suas estelas."
3. "Pois agora dirão: 'Não temos rei, porque não temos temido ao Senhor. E o rei, que poderia fazer por nós?'"
7. "Samaria está aniquilada, o seu rei é como um fragmento de madeira na superfície da água."
8. "Os altos de Avém, o pecado de Israel, serão destruídos. Espinhos e abrolhos crescerão sobre os seus altares. Então dirão aos montes: 'Cobri-nos!', e às colinas: 'Caí sobre nós!'"
12. "Semeai para vós segundo a justiça, colhei segundo o amor, lavrai para vós terra virgem; é tempo de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover a justiça sobre vós."
Reflexão:
Nesta passagem, somos confrontados com a imagem de Israel como uma vinha luxuriante que, ao prosperar, desviou-se para a idolatria e a hipocrisia. O aumento dos altares e estelas é um reflexo de um coração dividido e infiel. A destruição desses altares e a aniquilação do rei de Samaria simbolizam as consequências inevitáveis da infidelidade. Devemos refletir sobre a impermanência das coisas materiais e a importância de cultivar a integridade e a justiça. Semear segundo a justiça e colher segundo o amor nos chama a uma vida de virtude e busca sincera pelo divino. Assim, encontramos verdadeira prosperidade não nas riquezas externas, mas na retidão interna e na conexão genuína com o que é eterno e verdadeiro.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário