Eclesiástico 44:1.10-15 (Bíblia de Jerusalém)
1. Vamos louvar os homens ilustres, nossos antepassados, em suas gerações.
10. Mas os primeiros são homens de misericórdia, cujas obras de justiça não foram esquecidas.
11. Na sua descendência permanecem seus bens, e sua herança passa aos filhos dos filhos.
12. Seus descendentes permanecem fiéis às alianças e, graças a eles, também os seus filhos.
13. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória não se apagará.
14. Seus corpos foram sepultados em paz, e seu nome vive através das gerações.
15. Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia anunciará o seu louvor.
Reflexão:
Nesta passagem do Eclesiástico, somos convidados a reconhecer e celebrar a vida dos homens ilustres de nossas gerações passadas, aqueles que, através de suas ações justas e misericordiosas, deixaram um legado duradouro. A justiça e a misericórdia são virtudes que ecoam através do tempo, manifestando-se nas gerações subsequentes que se beneficiam da sabedoria e das obras de seus antepassados. Este reconhecimento é um chamado à gratidão e à memória, lembrando-nos que estamos conectados a uma história maior que nos precede e nos influencia.
A perpetuidade da herança espiritual desses homens ilustres revela a continuidade da fidelidade às alianças divinas. Suas ações justas não foram esquecidas, mas permanecem vivas na memória e na prática de seus descendentes. Este legado espiritual é um tesouro imensurável que orienta e inspira as gerações futuras a seguir os mesmos caminhos de justiça e misericórdia.
Os corpos destes homens repousam em paz, mas seu nome e sua sabedoria continuam a viver através das gerações, sendo proclamados pelos povos e reconhecidos na assembleia. Esta continuidade de reconhecimento nos ensina sobre a importância de viver uma vida que transcende o efêmero, buscando o eterno através das ações justas e misericordiosas.
Portanto, a reflexão sobre esta passagem nos leva a considerar nosso próprio legado e a maneira como nossas ações podem influenciar e inspirar aqueles que vêm depois de nós. Somos chamados a viver com propósito e em harmonia com as virtudes que têm o poder de deixar uma marca duradoura e positiva no mundo, contribuindo para o bem-estar e a sabedoria das futuras gerações.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário