Miqueias 7,14-15.18-20 (Bíblia de Jerusalém)
14 Apascenta com a tua vara o teu povo, o rebanho da tua herança, que habita isolado na floresta, no meio de um jardim; que se apascente em Basã e Galaad, como nos dias antigos.
15 Como nos dias da tua saída da terra do Egito, mostra-nos maravilhas.
18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade e esquece a transgressão do resto da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.
19 Ele tornará a ter compaixão de nós; pisará os nossos pecados, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
20 Darás a Jacó a fidelidade e a Abraão a misericórdia, que juraste aos nossos pais desde os dias antigos.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs,
Nesta passagem do profeta Miqueias, somos convidados a refletir sobre a imensa compaixão e misericórdia de Deus. O Senhor é apresentado como um pastor que cuida de seu rebanho, guiando-o com amor e proteção. Essa imagem pastoral nos remete à proximidade e ao cuidado constante de Deus para com seu povo.
Miqueias nos lembra das maravilhas que Deus realizou ao libertar seu povo do Egito, um sinal da sua fidelidade e poder. Esse mesmo Deus continua a operar maravilhas em nossas vidas, mostrando-nos sua presença constante e amorosa.
A passagem também exalta o perdão divino, ressaltando que Deus não retém sua ira para sempre, mas tem prazer na misericórdia. Isso nos traz uma profunda esperança: independentemente de nossas falhas e transgressões, Deus está sempre disposto a perdoar e restaurar.
Somos chamados a confiar nessa fidelidade e misericórdia divinas, sabendo que Deus pisará nossos pecados e os lançará nas profundezas do mar. Ele nos convida a viver em uma relação de confiança e amor, assegurando-nos que sua promessa de fidelidade a Jacó e misericórdia a Abraão se estende a todos nós.
Que possamos, então, reconhecer e celebrar a grandeza do amor e da compaixão de Deus, vivendo de acordo com essa esperança e partilhando-a com todos ao nosso redor.
Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário