terça-feira, 30 de julho de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 26:1-9 - 02.08.2024


Jeremias 26:1-9 (Bíblia de Jerusalém)


1. No começo do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi dirigida a palavra de Iahweh a Jeremias, nestes termos:

2. "Assim disse Iahweh: 'Fica de pé no átrio do Templo de Iahweh e fala a todas as cidades de Judá que vêm prostrar-se no Templo de Iahweh; todas as palavras que te ordenei dizer-lhes; não omitas nenhuma palavra.

3. Talvez ouçam, e se convertam cada um de seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que tenciono fazer-lhes por causa da maldade de suas ações.'

4. E lhes dirás: 'Assim disse Iahweh: Se não me ouvirdes, se não andardes segundo a minha lei, que vos pus diante,

5. se não ouvirdes as palavras dos meus servos, os profetas, que sem cessar vos enviei, e aos quais não ouvistes,

6. então farei com esta Casa como fiz com Silo, e farei desta cidade uma maldição para todas as nações da terra.'"

7. Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias falar estas palavras na Casa de Iahweh.

8. Ora, acabando Jeremias de falar tudo o que Iahweh lhe ordenara dizer a todo o povo, pegaram nele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: "Tu tens de morrer!

9. Por que profetizas em nome de Iahweh, dizendo: Esta Casa será como Silo, e esta cidade será devastada, sem nenhum habitante?" Todo o povo se juntou contra Jeremias na Casa de Iahweh.


Reflexão:


Na leitura de hoje, Jeremias é chamado a proclamar uma mensagem dura e impopular, desafiando o povo de Judá a se arrepender e retornar aos caminhos de Deus. Esta passagem destaca a coragem necessária para falar a verdade, mesmo quando é desconfortável ou perigoso. Jeremias, como profeta, assume o papel de mediador entre Deus e seu povo, entregando uma mensagem que visa a transformação e o arrependimento.

A reação do povo e dos líderes religiosos à mensagem de Jeremias revela a resistência humana à mudança e à autocorreção. Em vez de acolher a oportunidade de redirecionar suas vidas, eles escolhem rejeitar e até mesmo ameaçar o mensageiro. Esta resistência não é apenas uma rejeição de Jeremias, mas uma recusa em ouvir e obedecer à voz de Deus.

Refletindo sobre esta passagem, somos chamados a considerar nossa própria receptividade à correção e à verdade. A verdadeira sabedoria espiritual envolve a humildade de ouvir, reconhecer nossos erros e tomar medidas para corrigir nosso curso. A resistência à verdade, por outro lado, leva à estagnação espiritual e ao afastamento de Deus.

Que possamos, como Jeremias, ter a coragem de falar e ouvir a verdade, permitindo que ela nos guie em direção a uma vida de maior integridade e alinhamento com a vontade divina. Ao abraçar a verdade, mesmo quando ela desafia nossas zonas de conforto, abrimos o caminho para uma transformação profunda e duradoura em nossa jornada espiritual.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário