Isaías 1:10-17 (Bíblia de Jerusalém)
10. Ouvi a palavra do Senhor, chefes de Sodoma; prestai ouvidos à instrução do nosso Deus, povo de Gomorra.
11. Que me importa a multidão de vossos sacrifícios? - diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados; não me agrado do sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes.
12. Quando vindes à minha presença, quem vos pediu para pisardes meus átrios?
13. Não continueis a trazer oferendas vãs; o incenso é para mim uma abominação, as luas novas, os sábados, a convocação de assembléias: não posso suportar iniquidade junto com a festa solene.
14. Odeio vossas luas novas e vossas solenidades; tornaram-se um fardo para mim, estou cansado de suportá-las.
15. Quando estendeis as mãos, desvio meus olhos de vós; mesmo quando multiplicais vossas preces, não as escuto. Vossas mãos estão cheias de sangue!
16. Lavai-vos, purificai-vos, tirai de diante de meus olhos a maldade de vossos atos; cessai de fazer o mal.
17. Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça, corrigi o opressor, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. - Palavra do Senhor.
Reflexão:
Neste trecho do livro de Isaías, somos confrontados com uma mensagem contundente sobre a verdadeira adoração e justiça. Deus, através do profeta, rejeita os sacrifícios e rituais vazios que são realizados sem um coração sincero e uma vida justa. O Senhor não se agrada de meras formalidades religiosas quando elas estão desacompanhadas de ações éticas e compassivas. As palavras são duras: Deus está cansado das celebrações solenes que estão cheias de iniquidade.
Este chamado é uma convocação para a autenticidade espiritual. Deus nos chama a uma purificação profunda, uma mudança real de comportamento. "Lavai-vos, purificai-vos, tirai de diante de meus olhos a maldade de vossos atos" é um apelo à conversão genuína. A verdadeira adoração a Deus é inseparável da justiça e da misericórdia.
Devemos aprender a fazer o bem, buscar a justiça, corrigir o opressor e proteger os vulneráveis, como os órfãos e as viúvas. Este é um chamado para que nossa fé seja refletida em nossas ações diárias. A verdadeira religião, segundo Isaías, é aquela que transforma nosso coração e nos move a agir com justiça e compaixão.
Que possamos, assim, ouvir e responder a este chamado com seriedade, deixando que nossa devoção a Deus se manifeste em atos concretos de amor e justiça, fazendo do mundo um reflexo mais claro do Reino de Deus.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário