Amós 8:4-6.9-12 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura da profecia de Amós –
4. Ouvi isto, vós que engolis o pobre, e fazeis perecer os necessitados da terra,
5. dizendo: “Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para abrirmos o trigo, diminuindo as medidas, aumentando o preço, e adulterando a balança para defraudar,
6. comprando com dinheiro os indigentes, e o pobre por um par de sandálias, e vendendo até as borras do trigo?”
9. “Acontecerá naquele dia – oráculo do Senhor Deus – que farei o sol se pôr ao meio-dia, e cobrirei a terra de trevas em pleno dia.
10. Converterei vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; farei vestir a todos o saco, e rapar todas as cabeças. Imporei luto como por um filho único, e seu fim será como um dia de amargura.
11. Eis que vêm dias – oráculo do Senhor Deus – em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor.
12. Andarão errantes de um mar a outro, e do norte ao oriente, percorrerão toda a terra, buscando a palavra do Senhor, e não a encontrarão.” - Palavra do Senhor.
Reflexão:
As palavras do profeta Amós são um severo lembrete das consequências de negligenciar a justiça e a compaixão. Aqueles que exploram os pobres e necessitados em busca de ganho material cometem uma grave injustiça que clama ao céu. Amós adverte que um dia de trevas e luto virá, um tempo em que a alegria se transformará em lamentação e as celebrações em tristeza profunda.
Mais que uma escassez de bens materiais, o profeta fala de uma fome espiritual, uma sede de ouvir a palavra do Senhor que não será saciada. Este é um chamado para refletirmos sobre nossas ações e prioridades. Devemos perguntar a nós mesmos se estamos contribuindo para a injustiça ou se estamos buscando a verdadeira justiça, que vem de Deus.
Esta leitura nos desafia a viver com integridade, a tratar os outros com dignidade e a buscar a palavra de Deus com sinceridade. Somente assim poderemos evitar o desespero espiritual e encontrar verdadeira paz e propósito em nossas vidas. Que possamos, portanto, ser guiados por estes princípios e viver de forma a honrar a justiça divina.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário