segunda-feira, 22 de julho de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 1:1.4-10 - 24.07.2024




1. Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.

4. Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo:

5. "Antes que te formasse no ventre, eu te conheci; e antes que saísses do útero, eu te consagrei; te constituí profeta para as nações."

6. Então, disse eu: "Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque sou apenas uma criança."

7. Mas o Senhor me disse: "Não digas: Sou apenas uma criança; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo o que eu te ordenar, falarás."

8. "Não temas diante deles, porque eu estou contigo para te livrar", diz o Senhor.

9. Depois, estendeu o Senhor a mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca."

10. "Vê, eu te constituí hoje sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e demolires, para destruíres e derrubares, para edificares e plantares."


Reflexão:


Nesta passagem, somos convidados a contemplar a profundidade do chamado divino e a resposta humana. Jeremias, desde antes de seu nascimento, foi conhecido e consagrado por Deus, o que revela a eternidade e o propósito intrínseco do ser humano no plano divino. Mesmo em sua fragilidade e sentimento de inadequação, Jeremias é fortalecido pela presença constante de Deus, que lhe assegura a orientação e a proteção necessárias para cumprir sua missão. Esta narrativa nos chama a reconhecer nossa própria vocação e a confiar na providência divina que nos guia, mesmo diante dos desafios. O toque de Deus na boca de Jeremias simboliza a infusão do verbo divino em nossa própria capacidade de comunicar e realizar a vontade divina no mundo. Assim, somos todos chamados a ser instrumentos de transformação, edificação e renovação, participando ativamente na evolução espiritual da humanidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário