Atos 1,1-11 (Bíblia de Jerusalém)
Leitura dos Atos dos Apóstolos – 1. "No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar,
2. até o dia em que, depois de ter dado instruções aos apóstolos que tinha escolhido pelo Espírito Santo, foi elevado ao céu.
3. Foi visto por eles, depois de ter padecido, durante quarenta dias, dando-lhes muitas provas de que estava vivo; apareceu-lhes e falou-lhes do reino de Deus.
4. Uma vez que estava com eles, recomendou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, "da qual — disse ele — ouvistes falar por minha boca.
5. João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias".
6. Eles então se reuniram em volta dele e perguntaram: "Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?"
7. Ele respondeu: "Não vos compete saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade.
8. Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins do mundo".
9. Ditas estas palavras, elevou-se à vista deles e uma nuvem o encobriu, impedindo que o vissem.
10. Enquanto olhavam fixamente para o céu, enquanto ele subia, apareceram-lhes dois homens vestidos de branco,
11. que lhes disseram: "Homens da Galileia, por que ficais aqui olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo que o vistes partir para o céu." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
A ascensão de Jesus ao céu, como narrada neste trecho dos Atos dos Apóstolos, é um momento de transição e promessa para a comunidade cristã. Jesus, após Sua ressurreição, passou quarenta dias com Seus discípulos, ensinando-lhes sobre o Reino de Deus e preparando-os para a próxima fase de Sua missão. Ele prometeu-lhes o dom do Espírito Santo e instruiu-os a permanecerem em Jerusalém, aguardando esse dom poderoso que os capacitaria a serem Suas testemunhas até os confins da terra.
No entanto, os discípulos, ainda influenciados por concepções terrenas de poder e realeza, perguntaram a Jesus se Ele restauraria o reino de Israel naquele momento. Jesus, em Sua resposta, direcionou-os para a verdadeira natureza de Seu reinado e da missão que lhes foi confiada: serem testemunhas do Seu poder e amor em todo lugar, através do poder do Espírito Santo.
A ascensão de Jesus não é um adeus definitivo, mas uma promessa de Sua presença contínua e retorno glorioso. Assim como os discípulos foram encorajados pelos anjos a não ficarem olhando para o céu, mas a irem proclamar o Evangelho ao mundo, somos chamados a sermos fiéis testemunhas do Senhor onde quer que estejamos, confiando no poder do Espírito Santo que habita em nós. Que possamos viver nossas vidas como testemunhas do amor redentor de Cristo, proclamando Sua mensagem de esperança e salvação a todos os povos.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário