domingo, 26 de maio de 2024

Primeira Leitura: 1 Pedro 1:10-16 - 28.05.2024


 Pedro 1:10-16 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura da primeira carta de São Pedro – Caríssimos, 10 Esta salvação foi objeto das investigações e indagações dos profetas, que profetizaram sobre a graça destinada a vós.  

11 Eles procuravam descobrir a que tempo e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo que estava neles, ao predizer os sofrimentos destinados a Cristo e as glórias que os seguiriam.  

12 Foi-lhes revelado que não para si próprios, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que vos pregaram o evangelho, pelo Espírito Santo enviado do céu, e que os anjos desejam contemplar.  

13 Por isso, cingindo os rins de vosso espírito, sede sóbrios; ponde toda a vossa esperança na graça que vos será trazida na revelação de Jesus Cristo.  

14 Como filhos da obediência, não vos conformeis com as concupiscências que tínheis anteriormente, na vossa ignorância,  

15 mas, à semelhança do Santo que vos chamou, tornai-vos também santos em todo o vosso comportamento,  

16 pois está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da Primeira Carta de Pedro, somos convidados a refletir sobre a profundidade e o alcance da salvação que nos é oferecida através de Jesus Cristo. Os profetas do Antigo Testamento, movidos pelo Espírito de Cristo, investigaram e profetizaram sobre esta graça, mesmo sem experimentar plenamente o que nós hoje recebemos. Esta revelação, aguardada e indagada por tanto tempo, foi feita para nós através da pregação do Evangelho pelo Espírito Santo. 

Somos então chamados a uma vida de sobriedade e esperança, aguardando a revelação plena de Jesus Cristo. Esta esperança nos motiva a viver como filhos obedientes, afastando-nos das antigas paixões e comportamentos ignorantes. A santidade é o nosso chamado, refletindo a santidade de Deus que nos convocou. Este convite à santidade não é apenas uma meta a ser alcançada, mas um modo de vida diário, influenciando todas as nossas ações e decisões.

Este trecho nos desafia a viver de maneira digna do Evangelho que recebemos, não conformando-nos com os padrões deste mundo, mas buscando uma transformação contínua à imagem de Cristo. É uma exortação a sermos vigilantes, esperançosos e santos, sabendo que nossa vida e conduta são testemunhos vivos da graça e salvação de Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário