Josué 24:1-2. 15-18
1. Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os oficiais de Israel. Eles se apresentaram diante de Deus.
2. Josué disse a todo o povo: "Assim diz o Senhor, Deus de Israel: ‘Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Nacor, viviam além do Eufrates e serviam a outros deuses.
15. Mas, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Eu e minha casa serviremos ao Senhor."
16. Então o povo respondeu: "Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a outros deuses!
17. Pois o Senhor, nosso Deus, é quem nos tirou do Egito, da terra da escravidão, ele fez esses grandes sinais diante dos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho que percorremos e entre todos os povos pelos quais passamos.
18. O Senhor expulsou de diante de nós todos os povos, inclusive os amorreus que habitavam na terra. Também nós serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus."
Reflexão:
A escolha de servir ao Senhor, feita pelo povo de Israel em resposta ao convite de Josué, reflete a busca humana pela unificação da vida sob um princípio transcendente. Esta decisão é uma resposta à percepção de que a vida verdadeira só pode ser encontrada em uma fonte que transcende a multiplicidade caótica dos deuses e ídolos. Assim como Israel escolheu servir ao Senhor em reconhecimento de sua libertação e proteção, a humanidade é chamada a se unir em torno de um princípio único que dá sentido e propósito à existência. Este princípio transcendente, que une e orienta todas as realidades, é a chave para a verdadeira comunhão e crescimento espiritual. A escolha diante de nós, como estava diante de Israel, é entre a dispersão de uma vida fragmentada por múltiplos ídolos ou a integração plena sob o serviço ao único Deus, fonte de toda vida e unidade.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário