segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Primeira Leitura: Jeremias 31,31-34 - 08.08.2024


Jeremias 31:31-34


1. “Eis que vem dias — oráculo do Senhor — em que eu farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.

2. Não será como a aliança que fiz com os seus pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, aliança que eles quebraram, embora eu fosse seu senhor — oráculo do Senhor.

3. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias — oráculo do Senhor: Eu porei a minha lei no interior deles e a escreverei em seus corações; eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

4. Não ensinarão mais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: ‘Conhecei o Senhor!’ Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior — oráculo do Senhor. 

5. Porque perdoarei a sua iniquidade e não me lembrarei mais dos seus pecados.”


Reflexão


Este trecho de Jeremias apresenta a promessa de uma nova aliança, uma transformação profunda na relação entre Deus e o Seu povo. A “nova aliança” é uma renovação da relação divina, que agora se estabelece não apenas em leis externas, mas em uma transformação interna. A lei de Deus será escrita nos corações, indicando uma relação mais íntima e pessoal com o Senhor. 


1. Transformação Interna: A nova aliança diferencia-se pela sua natureza interna e pessoal. Ao dizer que a lei será escrita no coração, Deus está falando de uma mudança de dentro para fora, onde a relação com Ele não é apenas sobre seguir regras externas, mas sobre uma transformação interior e pessoal. Isso sugere uma vivência da fé que emana do íntimo de cada indivíduo, conduzindo a uma obediência mais genuína e consciente.


2. Universalidade da Conhecimento de Deus: A promessa de que todos conhecerão o Senhor, desde o menor até o maior, reflete a universalidade e acessibilidade da nova aliança. Não haverá necessidade de intermediários ou instruções externas para conhecer a Deus, pois a experiência direta e pessoal com Deus será disponível para todos.

3. Perdão e Redenção: O perdão dos pecados e a não lembrança das iniquidades sublinham a natureza da nova aliança como uma manifestação do amor e da misericórdia de Deus. Esta aliança não é apenas sobre regras e leis, mas sobre uma renovação total da relação com Deus, marcada pelo perdão e pela aceitação incondicional.

Este texto nos convida a refletir sobre como a nova aliança transformou a nossa relação com Deus e como podemos viver essa transformação em nossos próprios corações. A aliança nova é um chamado para uma fé que vai além das práticas externas, entrando na profundidade da experiência pessoal e íntima com Deus, onde a verdadeira mudança e renovação acontecem.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário