segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Primeira Leitura: 1 Coríntios 1:17-25 - 30.-08.2024




1. Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o evangelho, não com sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não seja desfeita.


2. Porque a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.


3. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e anularei a inteligência dos inteligentes.


4. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?


5. Pois, visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.


6. Porque os judeus pedem sinais, e os gregos buscam sabedoria.


7. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios.


8. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.


9. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.


Reflexão


O contraste apresentado na leitura entre a sabedoria humana e a sabedoria divina é profundo e revela um paradoxo fundamental na compreensão do cristianismo. Em um mundo que valoriza o poder da razão e da erudição, a mensagem da cruz se apresenta como uma forma de "loucura" e fraqueza. No entanto, é justamente essa “loucura” que se revela como o poder e a sabedoria de Deus.

A sabedoria humana, muitas vezes, se constrói sobre estruturas de poder e conhecimento que são efêmeras e limitadas. Em contraste, a sabedoria divina, revelada através da cruz, desafia essas estruturas ao oferecer uma forma de poder que se manifesta na fraqueza e na vulnerabilidade. A cruz, que inicialmente parece ser um símbolo de derrota, é na verdade o ponto de convergência onde a verdade e o poder de Deus se revelam de maneira surpreendente e transformadora.

Este paradoxo pode ser compreendido como um convite a uma nova forma de ver o mundo. Em um cosmos em constante evolução, a verdadeira sabedoria não se encontra apenas no domínio da razão ou do conhecimento técnico, mas na capacidade de perceber a presença de Deus na simplicidade e na fraqueza. O poder de Deus se manifesta na capacidade de transformar o que parece ser insignificante em algo que possui um valor eterno.

A revelação divina através da cruz também sugere uma visão cósmica onde o sofrimento e a fraqueza são redimidos e transformados pela presença amorosa de Deus. Essa perspectiva oferece uma compreensão mais profunda do significado da vida e da história, revelando que o amor e a transformação divina operam de maneiras que transcendem os limites da lógica humana.

Em resumo, a reflexão nos desafia a reconhecer e abraçar a sabedoria divina que está escondida nas aparências e nos paradoxos da vida, e nos convida a viver com uma visão mais ampla e inclusiva da verdade que transcende o entendimento humano convencional.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santodod

Nenhum comentário:

Postar um comentário