quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Primeira Leitura: Ezequiel 181-10.13.30-32 - 17.08.2024

  


Ezequiel 18:1-10.13.30-32


1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:  

2 “Que provérbio é este que vós tendes na terra de Israel, dizendo: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram’?  

3 Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, nunca mais direis este provérbio em Israel.  

4 Eis que todas as almas são minhas; tanto a alma do pai como a alma do filho, ambas são minhas; a alma que pecar, essa morrerá.  

5 Ora, se um homem for justo e praticar o direito e a justiça,  

6 e não comer nos altos, nem levantar os olhos para os ídolos da casa de Israel, e não contaminar a mulher do seu próximo, nem se chegar à mulher na sua impureza,  

7 se não oprimir a ninguém, mas devolver ao devedor o seu penhor, não roubar, mas der o seu pão ao faminto e cobrir o nu com roupa,  

8 não emprestar com usura, nem receber juros, desviar a sua mão da iniquidade e fizer juízo verdadeiro entre homem e homem,  

9 andar nos meus estatutos e guardar os meus preceitos, para proceder segundo a verdade, esse tal é justo; certamente viverá, diz o Senhor Deus.  

10 Se ele gerar um filho ladrão, derramador de sangue, que fizer a seu irmão qualquer destas coisas;  

13 que emprestar com usura, e receber juros, porventura viverá? Não viverá! Fez todas estas abominações; certamente morrerá; o seu sangue será sobre ele.


30 Portanto, eu vos julgarei, ó casa de Israel, a cada um conforme os seus caminhos, diz o Senhor Deus. Convertei-vos e apartai-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniquidade não vos sirva de tropeço.  

31 Lançai de vós todas as vossas transgressões, com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; por que morreríeis, ó casa de Israel?  

32 Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei.”


Reflexão:


A mensagem de Ezequiel nos convida a uma reflexão profunda sobre a responsabilidade pessoal e a necessidade de conversão. Cada indivíduo é chamado a responder por suas próprias ações, sem atribuir culpa a outros. Esta passagem enfatiza a justiça de Deus, que julga cada pessoa de acordo com seus próprios atos. Ao mesmo tempo, revela o desejo de Deus pela vida, não pela morte. O convite à conversão é um apelo para que abandonemos o pecado e renovemos nosso coração e espírito, buscando sempre o caminho da vida que Deus nos oferece. É um chamado para sermos conscientes de nossas escolhas, sabendo que a verdadeira vida se encontra na obediência e na fidelidade a Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santod

Nenhum comentário:

Postar um comentário