terça-feira, 13 de agosto de 2024

Primeira Leitura: Ezequiel 16:1-15, 60, 63 - 16.08.2024


Ezequiel 16:1-15, 60, 63


Ezequiel 16:1-15

1. A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

2. "Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações,

3. e dize: Assim diz o Senhor Deus a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento são da terra dos cananeus; teu pai era amorreu, e tua mãe hetea.

4. Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não te lavaram com água para te limpar, nem te esfregaram com sal, nem te enrolaram em faixas.

5. Ninguém teve compaixão de ti, para fazer por ti alguma dessas coisas, com misericórdia; antes foste lançada em campo aberto, por aversão à tua vida, no dia em que nasceste.

6. E passando eu por junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue, e disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive.

7. Eu te fiz multiplicar como a erva do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste a grande formosura; formaram-se os teus seios, e o teu cabelo cresceu, mas estavas nua e descoberta.

8. Passando eu por junto de ti, olhei para ti, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti a minha capa e cobri a tua nudez; fiz juramento a ti e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.

9. Então te lavei com água, e te enxuguei o sangue de cima de ti, e te ungi com óleo.

10. Também te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de golfinho, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda.

11. E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e uma corrente ao pescoço.

12. Também pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.

13. Assim foste adornada de ouro e prata; e o teu vestido era de linho fino, de seda e de obras bordadas; alimentavas-te de flor de farinha, de mel e de azeite; e foste extremamente formosa, e prosperaste até chegares a ser rainha.

14. E correu de ti a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura; pois era perfeita, por causa da glória que eu havia posto sobre ti, diz o Senhor Deus.

15. Mas confiaste na tua formosura, e te prostituíste por causa da tua fama, e derramaste as tuas prostituições sobre todo aquele que passava, para seres dele.


Ezequiel 16:60

60. Contudo, eu me lembrarei da aliança que fiz contigo nos dias da tua mocidade, e estabelecerei contigo uma aliança eterna.


Ezequiel 16:63

63. Para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a boca por causa da tua humilhação, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste, diz o Senhor Deus.


Reflexão


A leitura de Ezequiel 16:1-15, 60, 63 é uma poderosa narrativa sobre a relação entre Deus e Jerusalém, representada como uma mulher que foi resgatada, cuidada e adornada com amor, mas que depois se desviou e se entregou à infidelidade. Esta passagem é profundamente simbólica, retratando a história de redenção e o amor incondicional de Deus.

Inicialmente, Jerusalém é descrita como uma criança abandonada, sem valor aos olhos do mundo, mas que Deus resgata e transforma em uma bela rainha. Esta imagem é um retrato da graça divina, que toma o que é desprezado e o torna glorioso. Contudo, a leitura também ressalta a ingratidão humana, quando a cidade, embriagada por sua própria beleza e prosperidade, se desvia do caminho de Deus e busca outros amores.

A infidelidade de Jerusalém é uma metáfora da infidelidade espiritual, onde a confiança em Deus é substituída por ídolos e falsos valores. No entanto, a leitura não termina com a condenação, mas com uma promessa de restauração e aliança eterna. Deus, em Sua infinita misericórdia, promete lembrar-Se da aliança e perdoar, convidando à reflexão sobre a fidelidade e a necessidade constante de retornar ao amor de Deus. Este é um chamado para a verdadeira conversão, onde, mesmo após a queda, a esperança da renovação e do perdão permanece.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário