quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Primeira Leitura: Josué 3:7-11.13-17 - 14.08.2025



Prima Lectio: Iosue 3,7-11.13-17

Lectio prima: De transitu per Iordanem et arca præcedente

3,7: Dixitque Dominus ad Iosue: Hodie incipiam exaltare te coram omni Israel: ut sciant quod sicut cum Mose fui, ita et tecum sim.
Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a exaltar-te diante de todo Israel; para que saibam que, assim como estive com Moisés, também estarei contigo.

3,8: Tu autem praecipe sacerdotibus, qui portant arcam foederis, et dic eis: Cum ingressi fueritis partem aquae Jordanis, state in ea.
E tu ordena aos sacerdotes que transportam a arca da aliança que lhes digas: Quando entrares na parte das águas do Jordão, permanece ali. 

3,9: Dixitque Iosue ad filios Israel: Accedite huc, et audite verbum Domini Dei vestri.
Então Josué disse aos filhos de Israel: Aproximai-vos aqui e ouvi a palavra do Senhor vosso Deus. 

3,10: Et dixit: Rursum scietis quod Dominus Deus vivens in medio vestri est, et disperdet ante faciem vestram Chananeum, Hethaeum, Eveum, Perezeum, Gergeseum, Amorreum et Iebusaeum.
E acrescentou: Novamente sabereis que o Senhor Deus, o Deus vivente, está no meio de vós e que ele expulsará diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os perezitas, os gergaseus, os amorreus e os jebuseus. 

3,11: Ecce arca foederis Domini omnis terrae antecedet vos per Iordanem.
E eis que a arca da aliança do Senhor, de toda a terra, irá adiante de vós através do Jordão. 

3,13: Cumquidem soles pedum sacerdotum, qui portant arcam foederis Domini omnis terrae, insident in aquis Jordanis, et occurretis eis.
Pois assim que os pés dos sacerdotes, que transportam a arca da aliança do Senhor de toda a terra, tocaram as águas do Jordão, estas se apartarão para longe, e vós passareis sobre terra seca. 

3,14: Et factum est, cum discessisset populus de tabernaculis suis, ut transtulerentur, et sacerdotes portantem arcam foederis precedentes populum.
E aconteceu que, quando o povo se retirou de seus acampamentos para atravessar, os sacerdotes, que levavam a arca da aliança, precederam o povo. 

3,15-16 (fusão e síntese dos versículos contíguos): Cumque sacerdotes, qui portant arcam, pervenerint ad Iordanem, et pedes eorum intraverint in ramum aquae (Jordan, inundante), aquae quae descenderunt, steterunt in acie longe ab urbe Adam, quae est juxta Zaretan, et redeuntes in mare planorum defecerunt.
Quando os sacerdotes que carregavam a arca chegaram ao Jordão e seus pés tocaram a borda da água (já em período de enchente), as águas que desciam pararam em um monte longe da cidade de Adã, que está perto de Zaretã; e as que desciam em direção ao mar da planície cessaram. 

3,17: Steteruntque sacerdotes, qui portant arcam foederis Domini, in medio Iordanis super aridam, et transivit omnis Israel in terra arida, donec tuti omnes transirent.
Então os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor permaneceram firmes no meio do Jordão sobre chão seco, e todo o Israel atravessou em terra seca, até que todo o povo houve atravessado com segurança. 

Reflexão:

A travessia do Jordão torna-se símbolo de transformação interior: ao abandonar confortos e acampamentos, o povo entra no espaço da responsabilidade plena, diante do mistério que conduz à promessa. A arca que avança primeiro indica que verdade e comprometimento ético devem preceder toda ação comunitária. O rompimento das águas não é ato de poder coercitivo, mas intervenção que amplifica o caminho da consciência coletiva. A travessia sobre terra seca nos lembra que a estrutura justa emerge quando cada um colabora, guiado por sonho maior, e encontra sua liberdade na confiança mútua. Esse episódio inspira a construção de instituições humanas que respeitam a dignidade de cada sujeito, permitindo iniciativas autônomas e responsáveis, sustentadas por um sentido compartilhado de propósito.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário