Lectio prima de Epistola prima beati Pauli Apostoli ad Thessalonicenses (2,9-13)
-
Memores enim estis, fratres, laboris nostri et fatigii: nocte et die operantes, ne quem vestrum gravaremus, prædicavimus in vobis Evangelium Dei.
Vós bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; noite e dia trabalhando, para não sermos pesados a nenhum de vós, pregamos entre vós o Evangelho de Deus. -
Vos testes estis, et Deus, quam sancte, et juste, et sine querela vobis, qui credidistis, fuimus.
Vós sois testemunhas, e também Deus, de quão santa, justa e irrepreensível foi a nossa conduta para convosco que credes. -
Sicut scitis, qualiter unumquemque vestrum, tamquam pater filios suos,
Como sabeis, tratamos a cada um de vós como um pai trata seus próprios filhos, -
deprecantes vos (et consolantes), testificati sumus, ut ambularetis digne Deo, qui vocat vos in suum regnum et gloriam.
exortando-vos e consolando-vos, para que andásseis de modo digno de Deus, que vos chama ao seu reino e glória. -
Ideo et nos gratias agimus Deo sine intermissione, quoniam cum accepissetis a nobis verbum auditus Dei, accepistis illud non ut verbum hominum, sed sicut est vere, verbum Dei, qui operatur in vobis, qui credidistis.
Por isso também nós rendemos graças a Deus sem cessar, porque, ao receberdes de nós a palavra da pregação de Deus, a acolhestes não como palavra de homens, mas como é em verdade, como palavra de Deus, que opera eficazmente em vós que credes.
Reflexão:
O apóstolo nos recorda que a fé não nasce de discursos vazios, mas do testemunho de vida enraizado na verdade. A dignidade humana se manifesta quando o trabalho se une à responsabilidade e a palavra se harmoniza com a ação. O chamado divino não se impõe, mas convida à liberdade de caminhar em direção à glória. A verdadeira grandeza não está no ornamento externo, mas no coração que acolhe a palavra como força viva. Nela, o homem descobre sua vocação de ser colaborador da criação. Assim, a existência torna-se resposta e cooperação com o dinamismo do Espírito.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário