sábado, 30 de agosto de 2025

Primeira Leitura: 1 Tessalonicenses 4:13-18 - 01.09.2025


 Prima Lectio – Epistola ad Thessalonicenses I, 4,13-18

13 Nolumus autem vos ignorare, fratres, de dormientibus, ut non contristemini, sicut et ceteri qui spem non habent.
Não queremos, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não têm esperança.

14 Si enim credimus quod Iesus mortuus est et resurrexit, ita et Deus eos qui dormierunt per Iesum adducet cum eo.
Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus levará com Ele, por meio de Jesus, aqueles que adormeceram.

15 Hoc enim vobis dicimus in verbo Domini, quia nos qui vivimus, qui residui sumus in adventum Domini, non praeveniemus eos qui dormierunt.
Isto vos declaramos pela palavra do Senhor: nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormiram.

16 Quoniam ipse Dominus in iussu, et in voce archangeli, et in tuba Dei descendet de caelo: et mortui qui in Christo sunt, resurgent primi.
Pois o próprio Senhor, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do céu; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

17 Deinde nos, qui vivimus, qui relinquimur, simul rapiemur cum illis in nubibus obviam Domino in aera, et sic semper cum Domino erimus.
Depois, nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares; e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 Itaque consolamini invicem in verbis istis.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Reflexão:
Este anúncio não fala apenas do destino final, mas de uma força que impulsiona a vida desde agora. A ressurreição de Cristo revela que cada existência participa de um movimento de ascensão, onde a morte não é ruptura, mas passagem. A esperança não é fuga, mas consciência de que o ser se expande em direção ao sentido maior. Viver é integrar-se nessa dinâmica, reconhecendo na liberdade interior a energia que sustenta o caminho. A dignidade de cada pessoa encontra aí sua confirmação: somos destinados à comunhão, ao encontro, à permanência na plenitude, unidos no horizonte eterno que nos chama.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário