Epistula ad Colossenses 1,15-20
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Ipse est imago Dei invisibilis, primogenitus omnis creaturae.
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. -
Quia in ipso creata sunt omnia, quae in caelis et quae in terra sunt, visibilia et invisibilia, sive throni sive dominationes sive principatus sive potestates: omnia per ipsum et in ipso condita sunt.
Pois nele foram criadas todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, dominações, principados ou potestades; tudo foi criado por meio dele e nele. -
Ipse est ante omnia, et omnia in ipso constant.
Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele. -
Ipse est caput corporis Ecclesiae, qui est principium, primogenitus a mortuis, ut sit in omnibus ipse primatum habens.
Ele é a cabeça do corpo da Igreja, o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a primazia. -
Quia in ipso complacuit omni plenitudini habitare,
Pois agradou a Deus que nele residisse toda a plenitude, -
Et reconciliaret omnia sibi per eum, pacificando per sanguinem eius, sive quae in terra sunt, sive quae in caelis.
E reconciliasse todas as coisas consigo mesmo, pacificando pelo seu sangue, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus.
Reflexão:
O texto revela que toda a criação encontra seu eixo e sentido na presença plena do divino. Cada ser, visível ou invisível, participa de uma ordem que transcende a mera aparência, chamando à responsabilidade e à consciência de sua liberdade. A reconciliação não é apenas externa, mas interior, um convite ao alinhamento da alma com a totalidade do cosmos. O primado da vida plena surge quando reconhecemos nossa conexão essencial com o todo, cultivando nossa dignidade e potencial. A presença do divino nos ensina a integrar tradição e novidade, ação e contemplação, despertando a maturidade e a harmonia de cada existência.
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