sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Primeira Leitura: Daniel 7:9-10.13-14 - 06.08.2025

 


Lectio prima – Visio Gloriæ Filii Hominis

Danielis Prophetae (7,9-10.13-14) – Vulgata

9. Aspiciebam, donec throni positi sunt, et antiquus dierum sedit: vestimentum eius candor sicut nix, et capilli capitis eius quasi lana munda: thronus eius flammae ignis: rotae eius ignis accensus.
Eu contemplava, até que foram colocados tronos, e um Ancião de Dias sentou-se: seu manto era branco como a neve, e os cabelos de sua cabeça, como lã pura; seu trono era chama de fogo, e suas rodas, fogo ardente.

10. Fluvius ignis trahebatur, et egrediebatur a facie eius: millia millium ministrabant ei, et decies millies centena millia assistebant ei: iudicium sedit, et libri aperti sunt.
Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; o tribunal sentou-se, e os livros foram abertos.

13. Aspiciebam ergo in visione noctis, et ecce cum nubibus caeli quasi Filius hominis veniebat: et usque ad antiquum dierum pervenit, et in conspectu eius obtulerunt eum.
Eu contemplava, nas visões da noite, e eis que, com as nuvens do céu, vinha como que um Filho de homem; ele se aproximou do Ancião de Dias, e foi conduzido à sua presença.

14. Et dedit ei potestatem, et honorem, et regnum: et omnes populi, tribus, et linguae ipsi servient: potestas eius potestas aeterna, quae non auferetur: et regnum eius, quod non corrumpetur.
E foi-lhe dado poder, glória e reino; e todos os povos, tribos e línguas o serviam. Seu poder é um poder eterno que não passará, e seu reino não será destruído.

Reflexão:

Nesta visão, a eternidade toca o tempo e revela a direção do devir humano. O “Ancião de Dias” é a Origem que sustenta tudo, e o “Filho do Homem” é a imagem daquele que realiza plenamente a vocação da existência. Seu domínio eterno não oprime, mas eleva; não subjuga, mas convoca. A glória que lhe é entregue é o reflexo da liberdade acolhida na verdade. Servi-lo é integrar-se à harmonia do cosmos, onde cada ser encontra sua dignidade na convergência para o Bem maior. O rio de fogo é a purificação do ser, não a sua condenação. O juízo é luz, não sombra.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata