domingo, 11 de maio de 2025

Primeira Leitura: Isaías 61:9-11 - 13.05.2025


 Lectio Prima: Isaiae 61,9-11

9 Et cognoscent in gentibus semen eorum, et germen eorum in medio populorum: omnes, qui viderint eos, cognoscent eos, quia isti sunt semen, cui benedixit Dominus.
9 E a sua descendência será conhecida entre as nações, e os seus rebentos no meio dos povos: todos os que os virem reconhecerão que são uma linhagem abençoada pelo Senhor.

10 Gaudens gaudebo in Domino, et exsultabit anima mea in Deo meo: quia induit me vestimentis salutis, indumento iustitiae circumdedit me quasi sponsum decoratum corona, et quasi sponsam ornatam monilibus suis.
10 Exulto de alegria no Senhor, e a minha alma rejubila em meu Deus: pois Ele me revestiu com vestes de salvação, envolveu-me com o manto da justiça, como um esposo ornado com a coroa, como uma esposa adornada com suas joias.

11 Sicut enim terra profert germen suum, et sicut hortus semen suum germinat: sic Dominus Deus germinabit iustitiam et laudem coram universis gentibus.
11 Pois, como a terra faz brotar a planta, e como um jardim faz germinar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e o louvor diante de todas as nações.

Reflexão:
A promessa contida nesta leitura revela a vocação profunda de cada ser: ser semente de bênção em meio à pluralidade do mundo. Não é o sangue que distingue, mas a irradiação do que se carrega dentro. Revestir-se da justiça é tornar-se reflexo vivo da harmonia que tudo sustenta. A alma que se alegra em Deus é aquela que se reconhece participante do fluxo criador. E como o solo fértil que, livre, acolhe a semente e a transforma em fruto, assim é a consciência desperta que se oferece à ação divina. O louvor que brota, então, não é imposição, mas florescimento.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário