Lectio libri Ieremiae Prophetae (Ier 20,10-13)
10 Audivi enim contumelias multorum, et terrorem in circuitu: “Persequimini, et persequamur eum,” ab omnibus viris, qui erant pacifici mei, et custodientes latus meum: si quo modo decipiatur, et prævaleamus adversus eum, et consequamur ultionem ex eo.
10 Ouvi as injúrias de muitos, e o terror ao meu redor: “Persegui-o! Vamos persegui-lo!”, diziam todos os homens que eram meus amigos e guardavam meu passo: “Talvez ele se deixe enganar, e o dominemos, e nos vinguemos dele.”
11 Dominus autem mecum est quasi bellator fortis: idcirco qui persequuntur me cadent, et infirmi erunt: confundentur vehementer, quia non intellexerunt opprobrium sempiternum, quod numquam delebitur.
11 Mas o Senhor está comigo como um guerreiro forte: por isso os que me perseguem cairão, e ficarão vencidos. Serão grandemente envergonhados, pois não entenderam a vergonha eterna que jamais será esquecida.
12 Et tu, Domine exercituum, probator iusti, qui vides renes et cor, videam ultionem tuam ex eis: tibi enim revelavi causam meam.
12 E tu, Senhor dos exércitos, provador do justo, que sondas os rins e o coração, faze que eu veja tua vingança sobre eles, pois a ti revelei minha causa.
13 Cantate Domino, laudate Dominum: quia liberavit animam pauperis de manu malorum.
13 Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor: porque Ele livrou a alma do pobre das mãos dos malvados.
Reflexão:
A força que se oculta no interior do justo não é a de um poder externo, mas a centelha de uma origem que não se curva à violência. Quando a verdade é perseguida, ela se aprofunda. A liberdade interior nasce ao reconhecer que nenhum mal pode atingir o núcleo inviolável da alma. O homem que canta ao Senhor em meio à provação não o faz por fuga, mas por convergência: ele é atraído à Fonte pela consciência do sentido eterno que o sustenta. E, assim, a vitória não é domínio sobre o outro, mas fidelidade à própria vocação luminosa.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário