Prima Lectio – Actus Apostolorum 5,12-16
Lectio prima in Dominica II Paschae
12 Per manus autem Apostolorum fiebant signa et prodigia multa in plebe. Et erant unanimiter omnes in porticu Salomonis.
Pelas mãos dos Apóstolos realizavam-se muitos sinais e prodígios entre o povo. Todos estavam unanimemente no Pórtico de Salomão.
13 Ceterorum autem nemo audebat se conjungere illis; sed magnificabat eos populus.
Dos outros, porém, ninguém ousava juntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima.
14 Magis autem augebatur credentium in Domino multitudo virorum ac mulierum,
Cada vez mais aumentava o número de crentes no Senhor, tanto homens como mulheres.
15 ita ut in plateas ejicerent infirmos, et ponerent in lectulis et grabatis, ut, veniente Petro, saltem umbra illius obumbraret quemquam illorum.
De tal modo que levavam os doentes para as ruas e os colocavam em leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles.
16 Concurrebat autem et multitudo vicinarum civitatum Jerusalem, afferentes ægros, et vexatos a spiritibus immundis: qui curabantur omnes.
Também afluía uma multidão das cidades vizinhas a Jerusalém, trazendo enfermos e atormentados por espíritos impuros; e todos eram curados.
Reflexão
Neste relato, a ação dos Apóstolos manifesta uma força que transcende o visível: a cura que emana não apenas do toque, mas até da sombra, simboliza a potência do espírito que se irradia além das formas. A comunidade, unida em propósito, torna-se espaço de transformação, onde a liberdade interior se expressa em gestos de compaixão e serviço. A fé aqui não é imposição, mas resposta consciente ao chamado do transcendente. Cada indivíduo, ao abrir-se à verdade que liberta, participa da construção de uma realidade onde o bem comum floresce e a dignidade humana é plenamente reconhecida.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário