Lectio prima de Actibus Apostolorum
Actus Apostolorum 3,1–10
1 Petrus autem et Joannes ascendebant in templum ad horam orationis nonam.
Pedro e João subiam ao Templo para a oração da hora nona.
2 Et vir quidam, qui erat claudus ex utero matris suae, portabatur: quem ponebant quotidie ad portam templi, quae dicitur Speciosa, ut peteret eleemosynam ab introëuntibus in templum.
E um homem, coxo de nascença, era levado diariamente à porta do Templo chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam no Templo.
3 Is cum vidisset Petrum et Joannem incipientes introire in templum, rogabat ut eleemosynam acciperet.
Quando viu Pedro e João prestes a entrar no Templo, pediu-lhes uma esmola.
4 Intuens autem in eum Petrus cum Joanne, dixit: Respice in nos.
Pedro, com João, fitou-o e disse: Olha para nós.
5 At ille intendebat in eos, sperans se aliquid accepturum ab eis.
E ele os olhou atentamente, esperando receber alguma coisa.
6 Petrus autem dixit: Argentum et aurum non est mihi: quod autem habeo, hoc tibi do: in nomine Jesu Christi Nazareni surge, et ambula.
Pedro, porém, disse: Prata e ouro não tenho; mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7 Et apprehensa ei manu dextera, allevavit eum: et protinus consolidatae sunt bases ejus et plantae.
E tomando-o pela mão direita, levantou-o; imediatamente seus pés e tornozelos se firmaram.
8 Et exiliens stetit, et ambulabat: et intravit cum illis in templum ambulans, et exiliens, et laudans Deum.
E dando um salto, pôs-se de pé e começou a andar; entrou com eles no Templo, caminhando, saltando e louvando a Deus.
9 Et vidit omnis populus eum ambulantem, et laudantem Deum.
Todo o povo o viu andar e louvar a Deus.
10 Cognoscebant autem illum, quod ipse erat qui ad eleemosynam sedebat ad Speciosam portam templi: et impleti sunt stupore et extasi in eo quod contigerat illi.
E reconheciam que era o mesmo que costumava sentar-se pedindo esmolas à porta Formosa do Templo; e ficaram cheios de admiração e assombro pelo que lhe acontecera.
Reflexão:
Este relato não é apenas a cura de um corpo, mas o despertar de uma consciência. O homem coxo, imobilizado desde o nascimento, representa a humanidade que se acostuma a depender, a esperar migalhas à porta do sagrado. Mas Pedro não lhe dá o que passa, e sim o que permanece: um gesto que o convida a se levantar por si. O nome de Cristo é força que não domina, mas desperta. Ao firmar os pés do homem, o apóstolo devolve-lhe o poder de caminhar com dignidade, de escolher, de louvar. O salto do corpo é o salto do espírito — que reconhece, enfim, sua liberdade no movimento da graça.
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