quinta-feira, 10 de abril de 2025

Primeira Leitura: Ezequiel 37:21-28 - 12.04.2025


Lectio Libri Ezechiélis 37,21-28

21 et loquéris ad eos: Hæc dicit Dóminus Deus: Ecce ego sum assumens fílios Israël de médio nationum, ad quas abiérunt, et congregábo eos undíque, et addúcam eos ad humum suam.
e dirás a eles: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomo os filhos de Israel do meio das nações para onde foram, e os congregarei de todos os lados, e os conduzirei à sua terra.

22 Et fáciam eos in gentem unam in terra, in móntibus Israël, et rex unus erit ómnibus imperans; et non erunt ultra duæ gentes, nec divídentur ámplius in duo regna.
E farei deles uma só nação na terra, nos montes de Israel, e um rei único será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações, nem mais se dividirão em dois reinos.

23 Neque polluentur ultra in idólis suis, et abominatiónibus suis, et in ómnibus iniquitátibus suis; et salvábo eos de univérsis seductiónibus, in quibus peccavérunt, et mundábo eos: et erunt mihi in pópulum, et ego ero eis in Deum.
Nem mais se contaminarão com seus ídolos, e suas abominações, e com todas as suas iniquidades; e eu os salvarei de todas as suas rebeldias, nas quais pecaram, e os purificarei: e eles serão para mim um povo, e eu serei para eles um Deus.

24 Et servus meus David rex super eos, et pastor unus erit ómnium eórum; in judíciis meis ambulábunt, et mandáta mea custódient, et fácient ea.
E meu servo Davi será rei sobre eles, e haverá um pastor único para todos eles; em meus juízos andarão, e guardarão meus mandamentos, e os cumprirão.

25 Et habitábunt super terram, quam dedi servo meo Jacob, in qua habitavérunt patres vestri; et habitábunt super eam, ipsi et fílii eórum et fílii filiórum eórum usque in sempitérnum; et servus meus David princeps eórum in perpétuum.
E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos e os filhos de seus filhos para sempre; e meu servo Davi será seu príncipe para sempre.

26 Et percutiam eis fœdus pacis, pactum sempitérnum erit eis; et fundábo eos, et multiplicábo eos, et dabo sanctuárium meum in médio eórum in perpétuum.
E farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna para eles; e os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei meu santuário no meio deles para sempre.

27 Et erit habitáculum meum in eis, et ero eis in Deum, et ipsi erunt mihi in pópulum.
E meu tabernáculo estará entre eles, e eu serei para eles um Deus, e eles serão para mim um povo.

28 Et scient gentes quia ego Dóminus sanctificátor Israël, cum fúerit sanctuárium meum in médio eórum in perpétuum.
E saberão as nações que eu sou o Senhor, o santificador de Israel, quando meu santuário estiver no meio deles para sempre.

Reflexão:

A dispersão dos filhos de Israel simboliza a fragmentação da humanidade, onde cada ser busca seu caminho na vastidão da existência. O chamado divino para reuni-los em uma única nação reflete o anseio profundo por unidade, não como uniformidade imposta, mas como harmonia das diversidades. A promessa de um único pastor evoca a liderança que respeita a liberdade individual, guiando sem coagir. Nesta visão, a terra prometida torna-se o espaço onde cada um pode expressar plenamente sua singularidade, contribuindo para o bem comum. A aliança eterna estabelecida é o reconhecimento de que a verdadeira paz surge quando os indivíduos, conscientes de sua autonomia, escolhem livremente integrar-se em uma comunidade que valoriza e potencializa suas diferenças. Assim, o santuário no meio do povo simboliza a presença constante do transcendente, lembrando-nos de que a busca pela unidade na diversidade é também uma jornada espiritual rumo ao centro de todas as coisas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário