Lectio prima: Ezechiel 36,16-28
De purificatione et renovatione populi
16. Et factum est verbum Domini ad me, dicens:
E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
17. “Fili hominis, domus Israel habitaverunt in humo sua et polluerunt eam in viis suis et in studiis suis; iuxta immunditiam menstruatae fuit via eorum coram me.
"Filho do homem, a casa de Israel habitou em sua terra e a contaminou com seus caminhos e com seus atos; diante de mim, o seu proceder foi como a impureza da mulher em seu fluxo."
18. Et effudi indignationem meam super eos pro sanguine, quem fuderunt super terram, et in idolis suis polluerunt eam.
Então derramei minha indignação sobre eles por causa do sangue que derramaram sobre a terra e por tê-la contaminado com seus ídolos.
19. Et dispersi eos in gentes, et ventilati sunt in terras; iuxta vias eorum et iuxta studia eorum iudicavi eos.
Eu os dispersei entre as nações, e foram espalhados pelas terras; julguei-os segundo seus caminhos e seus atos.
20. Et ingressi sunt ad gentes, ad quas introierunt, et profanaverunt nomen sanctum meum, cum diceretur de eis: ‘Populus Domini iste est, et de terra eius egressi sunt’.
E quando chegaram às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome, pois se dizia deles: ‘Este é o povo do Senhor, e saíram da sua terra’.
21. Et peperci nomini meo sancto, quod polluerat domus Israel in gentibus, ad quas ingressi sunt.
Mas tive compaixão do meu santo nome, que a casa de Israel havia profanado entre as nações para onde foi.
22. Idcirco dices domui Israel: Haec dicit Dominus Deus: Non propter vos ego facio, domus Israel, sed propter nomen sanctum meum, quod polluistis in gentibus, ad quas ingressi estis.
Por isso, dirás à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Não faço isto por causa de vós, casa de Israel, mas por causa do meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
23. Et sanctificabo nomen meum magnum, quod profanatum est inter gentes, quod polluistis in medio earum; et scient gentes quia ego Dominus, ait Dominus Deus, cum sanctificatus fuero in vobis coram eis.
E santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e saberão as nações que eu sou o Senhor — oráculo do Senhor Deus — quando eu for santificado em vós diante dos seus olhos.
24. Tollam enim vos de gentibus et congregabo vos de universis terris et adducam vos in terram vestram.
Pois eu vos tirarei dentre as nações, vos reunirei de todos os países e vos conduzirei de volta à vossa terra.
25. Et effundam super vos aquam mundam, et mundabimini ab omnibus inquinamentis vestris; et ab universis idolis vestris mundabo vos.
Derramarei sobre vós água pura, e sereis purificados de todas as vossas impurezas; e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
26. Et dabo vobis cor novum et spiritum novum ponam in medio vestri; et auferam cor lapideum de carne vestra et dabo vobis cor carneum.
Dar-vos-ei um coração novo e porei em vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
27. Et spiritum meum ponam in medio vestri et faciam, ut in praeceptis meis ambuletis et iudicia mea custodiatis et opere faciatis.
Colocarei o meu espírito em vós e farei com que andeis segundo os meus preceitos, e guardeis e pratiqueis as minhas leis.
28. Et habitabitis in terra, quam dedi patribus vestris; et eritis mihi in populum, et ego ero vobis in Deum.
Habitareis na terra que dei a vossos pais; sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Reflexão
Esta leitura revela que a existência não é estática, mas impulso rumo à reintegração do ser em sua origem. O exílio não é apenas geográfico, mas interior: distanciamo-nos de nós mesmos ao perder o sentido do que nos constitui. Contudo, não há condenação sem promessa. A purificação vem não como castigo, mas como libertação — uma convocação à autenticidade. O coração novo é mais que metáfora: é a liberdade reencontrada, a capacidade de amar, escolher e construir com sentido. Deus não impõe sua presença; Ele a propõe como aliança. O retorno à terra é o retorno ao centro, onde o ser se torna plenamente ele mesmo.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vu
Nenhum comentário:
Postar um comentário