Lectio Actuum Apostolorum 15,1-6
1. Et quidam descendentes de Judæa docebant fratres: Quia nisi circumcidamini secundum morem Moysi, non potestis salvi fieri.
E alguns que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.
2. Facta ergo seditione non minima Paulo et Barnabæ adversus illos, statuerunt ut ascenderent Paulus, et Barnabas, et quidam alii ex aliis ad Apostolos, et presbyteros in Ierusalem super hac quæstione.
Tendo havido então não pequena dissensão e discussão de Paulo e Barnabé contra eles, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, aos apóstolos e anciãos, tratar dessa questão.
3. Illi igitur deducti ab ecclesia, transibant per Phœnicen, et Samariam, narrantes conversionem gentium: et faciebant gaudium magnum omnibus fratribus.
Eles, pois, acompanhados pela Igreja, passaram pela Fenícia e Samaria, narrando a conversão dos gentios, e causavam grande alegria a todos os irmãos.
4. Cum autem venissent Ierosolymam, suscepti sunt ab ecclesia, et ab Apostolis, et senioribus, annuntiantes quanta Deus fecisset cum illis.
E quando chegaram a Jerusalém, foram acolhidos pela Igreja, pelos apóstolos e anciãos, e anunciaram tudo quanto Deus fizera com eles.
5. Surrexerunt autem quidam de hæresi Pharisæorum, qui crediderant, dicentes: Oportet circumcidere eos, præcipere quoque servare legem Moysi.
Levantaram-se, porém, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e ordenar que guardem a Lei de Moisés.
6. Convenerunt autem Apostoli, et seniores videre de verbo hoc.
Então se reuniram os apóstolos e os anciãos para examinar essa questão.
Reflexão:
A questão da circuncisão nos Atos dos Apóstolos não é apenas um debate ritualístico, mas um ponto de inflexão na consciência da humanidade em Cristo. Aqui se revela o movimento da evolução interior do espírito humano rumo à liberdade responsável. A salvação já não é monopólio de um rito, mas manifestação de uma adesão profunda ao Amor que chama todos. Ao discernirem juntos, os apóstolos exercem a escuta ativa do Espírito que sopra onde quer. Esta cena é símbolo de um mundo em gestação, onde a verdade não é imposta de fora, mas descoberta na comunhão. A maturidade espiritual nasce no diálogo entre liberdade e pertencimento.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário