Lectio prima: Genesis 19,15-29
Deus percutit Sodomam
15. Cumque esset mane, coëgerunt eum angeli, dicentes: Surge, tolle uxorem tuam, et duos filios, quos habes: ne etiam tu pariter pereas in scelere civitatis.
Quando amanheceu, os anjos apressaram Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e teus dois filhos que estão contigo, para que não pereças com a culpa da cidade.
16. Dissimulante illo, apprehenderunt manum eius, et manum uxoris ac duorum filiorum eius, eo quod parceret Dominus illi.
Como ele hesitasse, os anjos tomaram pela mão a ele, a sua mulher e os dois filhos, porque o Senhor teve compaixão dele.
17. Eduxeruntque eum, et posuerunt extra civitatem, ibique dimiserunt eum.
E, tendo-o levado para fora, colocaram-no fora da cidade e o deixaram lá.
18. Dixitque Loth ad eos: Quaeso, Domine mi,
E Ló lhes disse: Por favor, meu Senhor,
19. quia invenit servus tuus gratiam coram te, et magnificasti misericordiam tuam, quam fecisti mecum, ut salvares animam meam, nec possum in monte salvari, ne forte apprehendat me malum, et moriar:
porque teu servo encontrou graça diante de ti, e magnificaste tua misericórdia para comigo, salvando minha vida. Mas não posso refugiar-me no monte, para que não me alcance algum mal, e eu morra.
20. est civitas haec iuxta, ad quam possum fugere, parva, et salvabor in ea: numquid non modica est, et vivet anima mea?
Eis ali uma cidade próxima para onde posso fugir, é pequena, e nela serei salvo: não é pequena? Assim, viverá a minha alma.
21. Dixitque ad eum: Ecce etiam in hoc suscepi preces tuas, ut non subvertam urbem, pro qua locutus es.
E o anjo lhe respondeu: Eis que também neste ponto atenderei teu pedido: não destruirei a cidade da qual falaste.
22. Festina, et salvare ibi: quia non potero facere quicquam donec ingrediaris illuc. Idcirco vocatum est nomen urbis Segor.
Apressa-te e refugia-te ali, pois nada poderei fazer enquanto não tiveres entrado nela. Por isso, o nome da cidade foi chamado Segor.
23. Sol egressus est super terram, et Loth ingressus est in Segor.
O sol já havia nascido sobre a terra quando Ló entrou em Segor.
24. Igitur Dominus pluit super Sodomam et Gomorrham sulphur et ignem a Domino de caelo:
Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo, vindo do Senhor, desde o céu.
25. et subvertit civitates has, et omnem circa regionem, universos habitatores urbium, et cuncta terrae virentia.
E destruiu essas cidades, e toda a planície, todos os habitantes das cidades, e tudo o que crescia sobre a terra.
26. Respiciensque uxor eius post se, versa est in statuam salis.
E a mulher de Ló olhou para trás, e transformou-se numa estátua de sal.
27. Abraham autem consurgens mane, ubi steterat prius cum Domino,
Abraão, ao amanhecer, voltou ao lugar onde estivera anteriormente com o Senhor,
28. intuitus est Sodomam et Gomorrham, et universam terram regionis illius: viditque ascendentem favillam de terra quasi fornacis fumum.
olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a região, e viu subir da terra uma fumaça como a de uma fornalha.
29. Cum enim subverteret Deus civitates regionis illius, recordatus est Abrahae, et liberavit Loth de subversione urbium in quibus habitaverat.
Ao destruir as cidades daquela região, Deus lembrou-se de Abraão, e salvou Ló da destruição das cidades nas quais ele habitava.
Reflexão:
Neste drama cósmico entre justiça e misericórdia, revela-se a travessia da consciência rumo à liberdade verdadeira. O anjo, que toma Ló pela mão, representa o impulso interior que liberta o ser da estagnação e o chama a participar da evolução do Espírito. A destruição das cidades não é apenas castigo, mas purificação do que se fechou ao movimento da Vida. A hesitação de Ló e o olhar para trás de sua esposa simbolizam a dificuldade humana em romper com o passado e confiar no fluxo ascendente da existência. A liberdade se realiza quando, mesmo sem entender plenamente, a alma segue em direção ao novo — ao alto — onde a dignidade se reconstrói na fidelidade ao chamado invisível.
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