Lectio prima: Actus Apostolorum 11,21-26; 13,1-3
De missione Spiritus et vocatione discipulorum
11,21 Et erat manus Domini cum eis, et multus numerus credentium conversus est ad Dominum.
E a mão do Senhor estava com eles, e um grande número de crentes se converteu ao Senhor.
11,22 Pervenit autem sermo ad aures Ecclesiae, quae erat Ierosolymis, super his, et miserunt Barnaban usque Antiochiam.
A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém, e enviaram Barnabé até Antioquia.
11,23 Qui cum pervenisset et vidisset gratiam Dei, gavisus est, et hortabatur omnes proposito cordis permanere in Domino.
Quando chegou e viu a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a permanecerem fiéis ao Senhor com firme propósito de coração.
11,24 Quia erat vir bonus et plenus Spiritu Sancto et fide. Et adposita est multa turba Domino.
Pois era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão se uniu ao Senhor.
11,25 Profectus est autem Tarsum quaerere Saulum.
Então partiu para Tarso à procura de Saulo.
11,26 Et cum invenisset, perduxit Antiochiam. Et annum totum conversati sunt in ecclesia et docuerunt turbam copiosam: et cognominati sunt primum Antiochiae discipuli Christiani.
E quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Por um ano inteiro reuniram-se com a Igreja e instruíram grande multidão. E foi em Antioquia que os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.
13,1 Erant autem in Ecclesia, quae erat Antiochiae, prophetae et doctores, in quibus Barnabas, et Simon qui vocabatur Niger, et Lucius Cyrenensis, et Manaen qui erat Herodis tetrarchae collactaneus, et Saulus.
Na Igreja que estava em Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
13,2 Ministrantibus autem illis Domino et ieiunantibus, dixit Spiritus Sanctus: Separate mihi Barnaban et Saulum in opus ad quod vocavi illos.
Enquanto celebravam o culto ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separai para mim Barnabé e Saulo para a obra à qual os chamei.”
13,3 Tunc ieiunantes et orantes, et imponentes eis manus, dimiserunt illos.
Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os deixaram partir.
Reflexão:
Tudo o que vive é chamado a colaborar com o movimento ascendente da Criação. A vocação de Barnabé e Saulo manifesta a lógica de um universo que se constrói em liberdade, comunhão e serviço. A missão não é imposição, mas resposta consciente à força interior que nos atrai para o Bem. Aqueles que se colocam a caminho, renunciando ao poder pela doação, tornam-se instrumentos de união. Na partilha dos dons e na escuta do Espírito, a comunidade se torna fecunda. Assim, o mundo avança, não por força, mas por reconhecimento mútuo, onde cada um é chamado a tornar-se luz para o outro.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário