quarta-feira, 25 de junho de 2025

Primeira Leitura: Ezequiel 34:11-16 - 27.06.2025



Sollemnitas Sacratissimi Cordis Iesu

11. Quia haec dicit Dominus Deus: Ecce ego ipse requiram oves meas, et visitabo eas.
Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e as visitarei.

12. Sicut visitat pastor gregem suum, in die quando fuerit in medio ovium suarum dissipatarum: sic visitabo oves meas, et liberabo eas de omnibus locis, in quibus disperse fuerant in die nubis, et caliginis.
Como o pastor visita seu rebanho no dia em que se encontra entre as ovelhas dispersas, assim Eu visitarei minhas ovelhas e as libertarei de todos os lugares por onde foram dispersas no dia da nuvem e da escuridão.

13. Et educam eas de populis, et congregabo eas de terris, et inducam eas in terram suam, et pascam eas in montibus Israël, in rivis, et in cunctis sedibus terræ.
Eu as farei sair dentre os povos, e as reunirei de entre as terras, e as conduzirei à sua terra; e as apascentarei nos montes de Israel, junto às correntes e em todas as moradas da terra.

14. In pascuis uberrimis pascam eas, et in montibus sublimis Israël erunt pascua earum: ibi requiescent in herbis virentibus, et in pascuis pinguibus pascentur super montes Israël.
Em pastagens férteis as apascentarei, e sobre os montes altos de Israel serão os seus campos: ali repousarão sobre relva verde, e pastarão em prados abundantes sobre os montes de Israel.

15. Ego pascam oves meas, et ego eas accubare faciam, dicit Dominus Deus.
Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar — oráculo do Senhor Deus.

16. Quod perierat, requiram; et quod abiectum erat, reducam; et quod confractum fuerat, alligabo; et quod infirmum, consolidabo; et quod pingue et forte, custodiam: et pascam illas in judicio.
Procurarei a que se perdeu, reconduzirei a que foi rejeitada, atarei a que estava ferida, fortalecerei a enferma, e guardarei a gorda e a forte; e as apascentarei com justiça.

Reflexão:
A ação divina narrada por Ezequiel revela o centro silencioso da realidade: um Amor que não impõe, mas que busca, cura e reúne. Em cada ovelha dispersa está o drama da consciência em travessia. O Pastor eterno não domina — Ele atrai. O retorno à Terra Prometida é mais do que geografia: é reintegração da alma em sua morada essencial. Ao respeitar a singularidade de cada ser, Deus sustenta a liberdade como matriz da comunhão. Onde há acolhimento sem coação, floresce a verdadeira paz. O universo se ordena não pela força, mas pela convergência do que foi ferido e agora escolhe viver.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário