Lectio prima – Exodus 32,15-24.30-34
Dominica – Peccatum populorum et intercessio libertatis
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Reversusque est Moyses de monte, portans duas tabulas testimonii in manu sua, scriptas ex utraque parte,
Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas do testemunho, escritas de ambos os lados, -
Et factas opere Dei: scriptura quoque Dei erat sculpta in tabulis.
Obra de Deus eram as tábuas, e a escrita de Deus estava gravada nelas. -
Audiens autem Josue tumultum populi vociferantis, dixit ad Moysen: Ululatus pugnae auditur in castris.
Ouvindo Josué o clamor do povo que gritava, disse a Moisés: Há um barulho de combate no acampamento. -
Qui respondit: Non est clamor adhortantium ad pugnam, neque vociferatio compellentium ad fugam, sed vocem cantantium ego audio.
E Moisés respondeu: Não é clamor de vitória, nem grito de derrota, é voz de canto que ouço. -
Cumque appropinquasset ad castra, vidit vitulum et choros: iratus valde proiecit de manu tabulas, et confregit eas ad radices montis.
Quando se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, indignado lançou as tábuas das mãos e quebrou-as ao pé do monte. -
Arripiensque vitulum quem fecerant, combussit eum igni, et contrivit in pulverem, quem sparsit in aqua, et dedit ex eo potum filiis Israël.
Depois tomou o bezerro que haviam feito, queimou-o no fogo, reduziu-o a pó, espalhou-o na água e fez os filhos de Israel beberem dela. -
Dixitque ad Aaron: Quid tibi fecit hic populus, ut induceres super eum peccatum maximum?
E disse a Aarão: Que te fez este povo, para que o conduzisses a tão grande pecado? -
Cui ille respondit: Ne irascatur dominus meus: tu nosti populum istum, quod pronus sit ad malum:
Aarão respondeu: Não se enfureça o meu senhor; tu sabes como este povo é inclinado ao mal. -
Dixerunt mihi: Fac nobis deos, qui praecedant nos: huic enim Moysi, qui eduxit nos de terra Ægypti, nescimus quid acciderit.
Eles me disseram: Faze-nos deuses que nos conduzam, pois quanto a este Moisés que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. -
Quibus ego dixi: Quis vestrum habet aurum? Tulerunt, et dederunt mihi: et proieci illud in ignem, egressusque est hic vitulus.
Então eu disse: Quem de vós tem ouro? Eles o trouxeram e mo deram. Lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.
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Altera autem die, locutus est Moyses ad populum: Peccastis peccatum maximum: ascendam ad Dominum, si quo modo eum quivero deprecari pro scelere vestro.
No dia seguinte, Moisés falou ao povo: Cometestes um grande pecado. Subirei ao Senhor, talvez possa alcançar o perdão por vossa culpa. -
Reversusque est ad Dominum, ait: Obsecro, peccavit populus iste peccatum maximum, feceruntque sibi deos aureos: aut dimitte eis hanc noxam,
Voltando ao Senhor, disse: Peço-te, este povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Ou perdoas agora sua culpa, -
Aut si non facis, dele me de libro tuo, quem scripsisti.
Ou então, risca-me do livro que escreveste. -
Cui respondit Dominus: Qui peccaverit mihi, delebo eum de libro meo.
O Senhor respondeu: Quem pecar contra mim, a esse eu apagarei do meu livro. -
Tu autem vade, et duc populum istum, quo locutus sum tibi: Angelus meus praecedet te. Ego autem in die ultionis visitabo et hoc peccatum eorum.
Vai, pois, e conduz este povo para onde te falei. O meu Anjo irá à tua frente. Mas no dia do castigo, eu os visitarei por este pecado.
Reflexão:
Nesta cena ardente e dramática, Moisés emerge como símbolo da consciência desperta que rejeita os ídolos fabricados pelo medo e pela fuga da liberdade. A destruição do bezerro de ouro não é apenas punição: é revelação de que todo culto ao que é exterior e fixo, sem enraizamento na Verdade, conduz ao esvaziamento do ser. A intercessão de Moisés, oferecendo-se como mediador, eleva a dignidade humana ao mais alto nível: ao de quem se responsabiliza pelo outro com liberdade amorosa. A resposta divina mostra que cada um é autor de seu próprio destino espiritual — e que a Graça respeita a trajetória de cada consciência em evolução.
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