segunda-feira, 21 de julho de 2025

Primeira Leitura: Êxodo 16:1-5.9-15 - 23.07.2025


 Lectio prima – Exodus 16,1-5.9-15

Feria IV – Deus dat Man in deserto

1. Profectique sunt de Elim, venitque omnis multitudo filiorum Israël in desertum Sin, quod est inter Elim et Sinai, quintodecimo die mensis secundi, postquam egressi sunt de terra Ægypti.
Partiram-se de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sin, que está entre Elim e o Sinai, no décimo quinto dia do segundo mês após terem saído da terra do Egito.

2. Et murmuravit omnis congregatio filiorum Israël contra Moysen et Aaron in solitudine.
E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Aarão no deserto.

3. Dixeruntque filii Israël ad eos: Utinam mortui essemus per manum Domini in terra Ægypti, quando sedebamus super ollas carnium, et comedebamus panem in saturitate: cur eduxistis nos in desertum istud, ut occideretis omnem multitudinem fame?
E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão até nos saciarmos. Por que nos trouxestes a este deserto, para matar de fome toda esta multidão?

4. Dixit autem Dominus ad Moysen: Ecce ego pluam vobis panes de cælo: egrediatur populus, et colligat quæ sufficiunt per singulos dies: ut tentem eum, utrum ambulet in lege mea, an non.
Então o Senhor disse a Moisés: Eis que farei chover pão do céu para vós; o povo sairá e colherá diariamente o que for necessário para cada dia, para que eu o prove, se anda na minha lei ou não.

5. Die autem sexta parent quod inferant: et sit duplum quam colligebant per singulos dies.
Mas, no sexto dia, prepararão o que trouxerem, e será o dobro do que costumavam recolher em cada dia.

9. Dixitque Moyses ad Aaron: Dic universæ congregationi filiorum Israël: Accedite coram Domino: audivit enim murmur vestrum.
E Moisés disse a Aarão: Diz a toda a congregação dos filhos de Israel: Aproximai-vos do Senhor, pois Ele ouviu as vossas murmurações.

10. Cumque loqueretur Aaron ad omnem cœtum filiorum Israël, respexerunt ad solitudinem: et ecce gloria Domini apparuit in nube.
Enquanto Aarão falava a toda a assembleia dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem.

11. Locutus est autem Dominus ad Moysen, dicens:
E o Senhor falou a Moisés, dizendo:

12. Audivi murmurationes filiorum Israël. Loquere ad eos: Vespere comedetis carnes, et mane saturabimini panibus: et scietis quod ego sum Dominus Deus vester.
Ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: À tarde comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que Eu sou o Senhor vosso Deus.

13. Factum est ergo vespere, et ascendens coturnix, operuit castra: mane quoque ros jacuit per circuitum castrorum.
E aconteceu que, à tarde, subiram codornizes e cobriram o acampamento; e pela manhã havia orvalho ao redor do acampamento.

14. Cumque operuisset superficiem terræ, apparuit in solitudine minutum et quasi pilo tectum, subtilitate simile pruinae super terram.
Quando o orvalho secou sobre a superfície da terra, apareceu no deserto uma coisa miúda, semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra.

15. Quod cum vidissent filii Israël, dixerunt ad invicem: Manhu? Nesciebant enim quid esset. Quibus ait Moyses: Iste est panis, quem dedit Dominus vobis ad vescendum.
E quando os filhos de Israel viram aquilo, disseram uns aos outros: "Maná?" — pois não sabiam o que era. E Moisés lhes disse: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.

Reflexão:

A travessia do deserto é imagem da jornada da consciência rumo ao Infinito. Diante do vazio, o medo clama por garantias, mas o Espírito oferece liberdade: uma liberdade que não se impõe, mas convida ao abandono confiante. O pão do céu — o maná — não é apenas sustento, mas revelação: cada manhã traz o necessário, e nada além. Assim, aprende-se que o verdadeiro alimento é a presença divina que respeita o tempo, a escolha e o espaço interior do ser. A dignidade humana se realiza quando reconhece que não vive apenas de pão, mas da comunhão com o Mistério que dá sentido à existência.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário