Prima Lectio: Iosue 5,9-12
-
Dixitque Dominus ad Iosue: Hodie abstuli opprobrium Aegypti a vobis. Vocatumque est nomen loci illius Galgala, usque in praesentem diem.
E o Senhor disse a Josué: Hoje removi de vós a vergonha do Egito. E o nome daquele lugar foi chamado Gálgala, até o presente dia. -
Manseruntque filii Israel in Galgalis, et fecerunt phase quartadecima die mensis ad vesperum in campestribus Iericho.
E os filhos de Israel permaneceram em Gálgala e celebraram a Páscoa no décimo quarto dia do mês, à tarde, nas planícies de Jericó. -
Et comederunt de frugibus terrae die altero, azymos panes et polentam eiusdem anni.
E comeram dos frutos da terra no dia seguinte, pães ázimos e grãos tostados do mesmo ano. -
Defecitque manna postquam comederunt de frugibus terrae, nec usi sunt ultra illo cibo filii Israel, sed comederunt de frugibus praesentis terrae Chanaan in anno illo.
E cessou o maná depois que comeram dos frutos da terra, e os filhos de Israel não mais se alimentaram daquele pão, mas comeram dos frutos da terra de Canaã naquele ano.
Reflexão:
A travessia do deserto culmina no ponto em que o dom miraculoso do maná cessa, e o povo passa a colher os frutos da terra. Esse momento não é apenas uma mudança de sustento, mas uma transição da dependência passiva para a responsabilidade ativa. O que antes era dado sem esforço agora exige cultivo e participação consciente. A liberdade do ser não está na ausência de desafios, mas na autonomia de se integrar à obra da criação. Canaã não é apenas um território, mas um estado de plenitude onde o homem, em comunhão com a verdade, aprende que a abundância se manifesta na consciência de sua própria construção.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário