Lectio prima: Ieremias 7,23-28
-
Sed hoc verbum praecepi eis, dicens: Audite vocem meam, et ero vobis Deus, et vos eritis mihi populus; et ambulate in omni via quam mandavi vobis, ut bene sit vobis.
23. Mas esta palavra lhes ordenei, dizendo: Ouvi a minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que vos mandei, para que vos vá bem. -
Et non audierunt nec inclinaverunt aurem suam; sed abierunt in voluntatibus et in pravitate cordis sui mali, factique sunt retrorsum et non in ante.
24. Mas não ouviram nem inclinaram seus ouvidos; antes, andaram segundo suas vontades e segundo a perversidade de seu coração mau, e voltaram-se para trás e não para frente. -
A die qua egressi sunt patres eorum de terra Aegypti usque ad diem hanc: et misi ad vos omnes servos meos prophetas, per singulos dies, mane consurgens et mittens.
25. Desde o dia em que seus pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei a vós todos os meus servos, os profetas, enviando-os todos os dias, desde a manhã. -
Et non audierunt me nec inclinaverunt aurem suam; sed induraverunt cervicem suam, et peius operati sunt quam patres eorum.
26. Mas não me ouviram, nem inclinaram seus ouvidos; antes, endureceram suas cervizes e fizeram pior do que seus pais. -
Et loqueris ad eos omnia verba haec, et non audient te: et vocabis eos, et non respondebunt tibi.
27. Dirás a eles todas estas palavras, mas não te ouvirão; chamá-los-ás, mas não te responderão. -
Et dices ad eos: Haec est gens quae non audivit vocem Domini Dei sui, nec recepit disciplinam: periit fides, et ablata est de ore eorum.
28. E dirás a eles: Esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor seu Deus, nem aceitou a disciplina; pereceu a fidelidade, e foi tirada de sua boca.
Reflexão
O chamado divino ressoa em toda a história, mas o coração humano frequentemente se fecha, preferindo o conforto das próprias vontades ao desafio da verdade. Deus não impõe, mas convida. Seu apelo à escuta não é uma imposição arbitrária, mas a revelação do caminho para o ser pleno. Quando o homem recusa esse chamado, torna-se prisioneiro de si mesmo, voltando-se para trás em vez de avançar. A liberdade autêntica não está na recusa do real, mas na adesão ao que é. A fidelidade não perece para aqueles que ouvem, pois a verdade se manifesta onde há disposição para reconhecê-la.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário