quinta-feira, 13 de março de 2025

Primeira Leitura: Deuteronômio 26:16-19 - 15.03.2025


Lectio Prima: Deuteronomium 26,16-19

16 Hodie Dominus Deus tuus præcepit tibi ut facias mandata hæc atque judicia, et custodiæ illas, ex toto corde tuo, et ex tota anima tua.
Hoje o Senhor teu Deus te ordenou que cumpras estes mandamentos e juízos, e os guardes de todo o teu coração e de toda a tua alma.

17 Dominum elegisti hodie, ut sit tibi Deus, et ambules in viis ejus, et custodias cæremonias illius, et mandata atque judicia, et obedias ejus imperio.
Hoje escolheste o Senhor para ser teu Deus, para andares em seus caminhos, guardares suas cerimônias, seus mandamentos e juízos, e obedeceres à sua voz.

18 Et Dominus elegit te hodie, ut sis ei populus peculiaris, sicut locutus est tibi, et custodias omnia præcepta ejus.
E o Senhor te escolheu hoje para seres seu povo peculiar, como te disse, e para guardares todos os seus preceitos.

19 Et faciet te excelsiorem cunctis gentibus quas creavit, in laudem, et nomen, et gloriam suam: ut sis populus sanctus Domini Dei tui, sicut locutus est.
E Ele te fará superior a todas as nações que criou, para louvor, nome e glória sua, para que sejas um povo santo ao Senhor teu Deus, como Ele disse.

Reflexão:

O chamado divino não impõe servidão, mas desperta a consciência para a grandeza de ser e agir em sintonia com o eterno. Escolher Deus é responder à vocação mais profunda da alma, transcendendo o imediato e alinhando-se ao princípio que sustenta todas as coisas. Não se trata de um privilégio exclusivo, mas de um convite à plenitude, onde a liberdade encontra sua realização no bem. Assim, o caminho da santidade não é renúncia ao mundo, mas elevação do ser à sua máxima expressão, onde a vontade se harmoniza com o movimento ascendente da existência rumo à luz absoluta.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário