Lectio Prima: Ezechiel 18,21-28
21 Si autem impius egerit pœnitentiam ab omnibus peccatis suis, quæ operatus est, et custodierit omnia præcepta mea, et fecerit judicium et justitiam, vita vivet, non morietur.
Se, porém, o ímpio se arrepender de todos os pecados que cometeu, guardar todos os meus preceitos e praticar o direito e a justiça, certamente viverá, não morrerá.
22 Omnium iniquitatum ejus, quas operatus est, non recordabor: in justitia sua, quam operatus est, vivet.
De todas as iniquidades que cometeu, não me lembrarei mais; por sua justiça, que praticou, viverá.
23 Numquid voluntatis meæ est mors impii, dicit Dominus Deus, et non ut convertatur a viis suis, et vivat?
Acaso tenho eu prazer na morte do ímpio? — diz o Senhor Deus. Não desejo antes que ele se converta de seus caminhos e viva?
24 Si autem averterit se justus a justitia sua, et fecerit iniquitatem secundum omnes abominationes, quas operari solet impius, numquid vivet? Omnes justitiæ ejus, quas fecerat, non recordabuntur: in prævaricatione, qua prævaricatus est, et in peccato suo, quod peccavit, in ipsis morietur.
Mas se o justo se desviar da sua justiça e cometer a iniquidade, imitando todas as abominações que o ímpio pratica, viverá ele acaso? Todas as suas justiças serão esquecidas; por causa da sua infidelidade e do seu pecado, ele morrerá.
25 Et dixistis: Non est æqua via Domini. Audite ergo, domus Israël: Numquid via mea non est æqua, et non magis viæ vestræ pravae sunt?
E dizeis: “O caminho do Senhor não é justo.” Ouvi, pois, ó casa de Israel! Porventura o meu caminho não é justo? Não são antes os vossos caminhos que são tortuosos?
26 Cum enim averterit se justus a justitia sua, et operatus fuerit iniquitatem, morietur in eis: in injustitia, quam operatus est, morietur.
Se o justo se afastar da sua justiça e praticar a iniquidade, por causa dela morrerá.
27 Et cum averterit se impius ab impietate sua, quam operatus est, et fecerit judicium et justitiam, ipse animam suam vivificabit.
Se, porém, o ímpio se afastar da impiedade que cometeu e praticar o direito e a justiça, salvará a sua alma.
28 Considerans enim, et aversus ab omnibus iniquitatibus suis, quas operatus est, vita vivet, et non morietur.
Porque refletiu e se afastou de todas as iniquidades que cometeu, certamente viverá e não morrerá.
Reflexão:
A transformação da existência passa pela consciência da escolha. Não há um destino fixo, mas uma caminhada onde cada ser se define por suas ações. O erro não é um fardo irremovível, mas um convite à conversão. Da mesma forma, a justiça não se cristaliza em méritos passados, mas se reafirma na fidelidade presente.
A liberdade não é apenas um direito, mas uma responsabilidade. O Criador não se compraz na destruição, mas na regeneração do ser. O verdadeiro caminho se dá no movimento interior, onde cada um, ao reconhecer sua queda, pode elevar-se. E, ao elevar-se, aproxima-se da plenitude para a qual foi chamado.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário