segunda-feira, 24 de março de 2025

Primeira Leitura: Deuteronômio 4:1.5-9 - 26.03.2025


Lectio Prima: Deuteronomium 4,1.5-9

1 Et nunc, Israël, audi præcepta et judicia, quæ ego doceo vos, ut facientes ea vivatis, et ingredientes possideatis terram, quam Dominus Deus patrum vestrorum daturus est vobis.
Agora, Israel, ouve os preceitos e os juízos que vos ensino, para que, ao praticá-los, vivais e entreis para possuir a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dará.

5 Enim ecce docui vos præcepta atque judicia, sicut mandavit mihi Dominus Deus meus, ut faceretis ea in terra, quam possessuri estis.
Eis que vos ensinei preceitos e juízos, como me ordenou o Senhor, meu Deus, para que os pratiqueis na terra que ides possuir.

6 Custodite ergo et implete illa: hæc est enim vestra sapientia, et intellectus coram populis, ut audientes universa præcepta hæc dicant: En populus sapiens et intelligens, gens magna.
Guardai-os, pois, e cumpri-os, pois esta será vossa sabedoria e inteligência diante dos povos, os quais, ao ouvirem todos esses preceitos, dirão: Eis um povo sábio e inteligente, uma grande nação.

7 Nec est alia natio tam grandis, quæ habeat deos appropinquantes sibi, sicut Dominus Deus noster adest cunctis obsecrationibus nostris.
Pois não há outra nação tão grande que tenha deuses tão próximos de si como o Senhor, nosso Deus, que está presente em todas as nossas súplicas.

8 Nec est alia gens tanta, quæ habeat cæremonias, et judicia justissima, sicut est lex, quam ego proponam hodie ante oculos vestros.
Nem há outra nação tão grande que possua cerimônias e juízos tão justos como esta lei que hoje ponho diante de vós.

9 Custodi igitur temetipsum, et animam tuam sollicite: ne obliviscaris verborum, quæ viderunt oculi tui, et ne exeant de corde tuo cunctis diebus vitæ tuæ. Docebis ea filios ac nepotes tuos.
Guarda-te, pois, a ti mesmo e à tua alma com diligência, para que não te esqueças das palavras que teus olhos viram, nem elas saiam do teu coração em todos os dias de tua vida. Ensina-as a teus filhos e a teus netos.

Reflexão:

A revelação da Lei não é uma imposição exterior, mas uma manifestação da ordem do mundo. Aquele que a observa participa da inteligência divina, pois cada mandamento é um reflexo da harmonia universal. A sabedoria e a grandeza não se medem pelo domínio sobre os elementos, mas pela conformidade com a verdade eterna. Quem compreende que a Lei não limita, mas conduz à vida, entende que a liberdade autêntica se encontra no reconhecimento do que transcende o efêmero. O conhecimento da verdade não deve ser acumulado em segredo, mas transmitido como herança viva. Aquele que ensina o que recebeu perpetua a luz e mantém o vínculo entre gerações. Assim, o homem que guarda a Lei e a transmite torna-se um elo entre o passado e o futuro, testemunha daquilo que jamais se apaga.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário