Lectio Prima: Ieremias 17,5-10
5 Haec dicit Dominus: Maledictus homo, qui confidit in homine, et ponit carnem brachium suum, et a Domino recedit cor eius.
Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço, e cujo coração se afasta do Senhor.
6 Erit enim quasi myrice in deserto, et non videbit cum venerit bonum, sed habitabit in siccitate in deserto, in terra salsuginis, et inhabitabili.
Será como o arbusto no deserto, que não verá quando chegar o bem; habitará na sequidão do deserto, em terra salgada e inabitável.
7 Benedictus vir qui confidit in Domino, et erit Dominus fiducia eius.
Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
8 Et erit quasi lignum quod transplantatur super aquas, quod ad humorem mittit radices suas, et non timebit cum venerit aestus: et erit folium eius viride, et in anno siccitatis non erit sollicitum, nec aliquando desinet facere fructum.
Será como a árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para a corrente, e não teme quando vem o calor; sua folhagem permanece verde, e no ano da seca não se angustia, nem deixa de dar fruto.
9 Pravum est cor omnium, et inscrutabile: quis cognoscet illud?
Enganoso é o coração de todos, e impenetrável; quem o poderá conhecer?
10 Ego Dominus scrutans cor, et probans renes: qui do unicuique iuxta viam suam, et iuxta fructum adinventionum suarum.
Eu, o Senhor, perscruto o coração e provo os rins; dou a cada um segundo seus caminhos e segundo o fruto de suas obras.
Reflexão
A profecia de Jeremias nos coloca diante de duas realidades: a do homem que se fixa no imediato e a do que se abre à plenitude. O primeiro deposita sua confiança naquilo que se dissolve, tornando-se árido, isolado e incapaz de reconhecer o bem. O segundo enraíza-se no que é permanente, tornando-se fonte de vida.
O coração humano, na sua inquietação, pode inclinar-se para o transitório, mas é chamado à verdade maior que o transcende. A liberdade não é um refúgio na autossuficiência, mas a capacidade de ordenar-se ao que é eterno. No final, cada um se torna o fruto daquilo que buscou.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário