Lectio prima: Ecclesiasticus 1,1-10
1. Omnis sapientia a Domino Deo est, et cum illo fuit semper, et est ante aevum.
Toda sabedoria vem do Senhor Deus, e com Ele esteve sempre, e existe antes dos tempos.
2. Arenam maris et pluviae guttas et dies saeculi quis dinumeravit? Altitudinem caeli, latitudinem terrae et profundum abyssi quis mensus est?
Quem contou a areia do mar, as gotas da chuva e os dias do mundo? Quem mediu a altura dos céus, a largura da terra e a profundeza do abismo?
3. Sapientiam Dei praecedentem omnia quis investigavit?
Quem examinou a sabedoria de Deus, que precede todas as coisas?
4. Prior omnium creata est sapientia, et intellectus prudentiae ab aevo.
Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, e o entendimento da prudência desde a eternidade.
5. Fons sapientiae Verbum Dei in excelsis, et ingressus illius mandata aeterna.
A fonte da sabedoria é a Palavra de Deus nas alturas, e seus caminhos são os mandamentos eternos.
6. Radix sapientiae cui revelata est? Et astutias illius quis agnovit?
A raiz da sabedoria, a quem foi revelada? E suas sutilezas, quem as conheceu?
7. Disciplina sapientiae cui revelata est et manifestata? Et multiplicationem ingressus illius quis intellexit?
A disciplina da sabedoria, a quem foi revelada e manifestada? E a amplidão dos seus caminhos, quem a compreendeu?
8. Unus est Altissimus, Creator omnipotens, Rex potens et metuendus nimis, sedens super thronum illius et dominans Deus.
Um só é o Altíssimo, Criador onipotente, Rei poderoso e temível, que está sentado no seu trono e governa como Deus.
9. Ipse creavit illam in Spiritu Sancto, et vidit et dinumeravit et mensus est,
Ele a criou no Espírito Santo, a viu, a enumerou e a mediu.
10. Et effudit illam super omnia opera sua, et super omnem carnem secundum datum suum, et praebuit illam diligentibus se.
E a derramou sobre todas as suas obras, e sobre toda carne segundo sua medida, e a concedeu àqueles que o amam.
Reflexão:
A sabedoria, princípio de todas as coisas, não é apenas um atributo divino, mas a estrutura essencial que sustenta a ordem do universo. O homem, ao buscar compreendê-la, não se torna um simples conhecedor, mas um participante da própria dinâmica do ser. Quem crê que o mundo é um mecanismo fechado, limitado às aparências, ignora a fonte de onde brotam todas as possibilidades. A verdadeira liberdade não está em dominar a realidade, mas em reconhecer sua profundidade e alinhar-se ao seu desígnio. Somente aquele que ama o Criador pode receber a sabedoria, pois esta não se impõe pela força, mas se revela na comunhão. O caminho do saber não é um acúmulo de informações, mas uma abertura progressiva ao mistério que tudo sustenta. Aquele que se entrega à busca sincera da verdade já experimenta em si o princípio da plenitude.
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