quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Primeira Leitura: Romanos 8,26-30 - 01.11.2023



Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 

26. Do mesmo modo, também o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza, pois não sabemos o que convém pedir; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.

27. E aquele que sonda os corações sabe o que o Espírito quer, porque ele intercede pelos santos segundo Deus.

28. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio.

29. Pois aqueles que Deus de antemão conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30. E aqueles que predestinou, também os chamou; aqueles que chamou, também os justificou; e aqueles que justificou, também os glorificou. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A leitura de Romanos 8,26-30 nos oferece uma profunda compreensão do papel do Espírito Santo em nossa vida e da soberania de Deus em nossa salvação.

O versículo 26 destaca que, em nossas fraquezas e momentos de dúvida, o Espírito Santo vem em nosso auxílio, intercedendo por nós de maneira inefável. Isso significa que, quando nos sentimos incapazes de expressar nossas preocupações ou súplicas a Deus, o Espírito age em nosso favor, comunicando nossas necessidades espirituais de acordo com a vontade de Deus. Isso é um consolo imenso, pois demonstra que Deus nos entende mesmo quando estamos sem palavras.

O versículo 28 é um dos mais conhecidos e amados da Bíblia, pois nos assegura que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados de acordo com o Seu propósito. Isso não significa que tudo o que acontece em nossas vidas seja bom, mas que Deus é capaz de usar até mesmo as situações mais difíceis e dolorosas para o nosso crescimento espiritual e Sua glória.

Os versículos 29 e 30 destacam a soberania de Deus em nossa salvação. Ele nos conheceu de antemão, predestinou-nos, chamou-nos, justificou-nos e glorificou-nos. Esses atos de Deus não dependem de nossos méritos, mas são parte de Seu plano divino. Ele nos chama para sermos conformes à imagem de Seu Filho, Jesus Cristo, e nos dá a segurança de que, se fomos chamados por Ele, também seremos justificados e glorificados.

Em resumo, esta passagem enfatiza a importância da obra do Espírito Santo em nossa vida, bem como a soberania de Deus em nosso processo de salvação. Devemos confiar em que Deus está trabalhando todas as coisas para o nosso bem e que Ele completará a obra que Ele começou em nós. Isso nos encoraja a amar e confiar em Deus, sabendo que Ele nos conduz em direção à conformidade com Cristo e à eterna glória.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário