segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Primeira Leitura: Romanos 3,21-30 - 19.10.2023

 


Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos,

21 Mas, agora, independente da Lei, manifestou-se a justiça de Deus, testemunhada pela Lei e pelos Profetas.

22 Justiça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, para todos os que creem. De fato, não há distinção.

23 Todos pecaram e estão privados da glória de Deus,

24 e são justificados gratuitamente pela sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus.

25 Deus o destinou como instrumento de propiciação pelo seu próprio sangue, mediante a fé, para mostrar a sua justiça, por ter deixado impunes os pecados de outrora,

26 quando ele manifestou a sua justiça no tempo presente, para ser ele o justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde está, então, a jactância? Foi eliminada. Por qual Lei? Pela Lei das obras? Não, mas pela Lei da fé.

28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da Lei.

29 Ou será Deus somente Deus dos judeus? Não será também Deus dos pagãos? Com certeza, também dos pagãos.

30 Visto que Deus é único, justificará tanto os circuncidados pela fé como os incircuncisos pela fé.

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo discute o tema da justificação pela fé em Jesus Cristo. Ele começa enfatizando que a justiça de Deus foi manifestada de forma independente da Lei, embora tenha sido testemunhada pela Lei e pelos Profetas do Antigo Testamento. A justiça de Deus é agora acessível a todos, judeus e gentios, por meio da fé em Jesus Cristo.

Paulo destaca que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, o que significa que todos nós, como seres humanos, somos pecadores e falhos. No entanto, a boa notícia é que Deus oferece a justificação de forma gratuita, pela Sua graça, por meio da obra redentora de Jesus na cruz. A justificação é a ação de Deus que declara o pecador como justo, perdoando seus pecados e restaurando um relacionamento correto com Ele.

O sacrifício de Jesus na cruz é apresentado como um instrumento de propiciação, um ato que apazigua a ira de Deus e reconcilia a humanidade com Ele. A fé em Jesus é o meio pelo qual essa justificação é alcançada. Portanto, não é pelas obras da Lei que somos justificados, mas sim pela fé em Cristo.

Paulo encerra essa passagem enfatizando que Deus é o Deus tanto dos judeus como dos gentios, e Sua justificação está disponível para todos, independentemente de sua origem étnica ou observância da Lei judaica. A mensagem é que a justificação é pela fé e pela graça de Deus, não por nossos próprios méritos ou obras.

Essa passagem é fundamental na teologia cristã, enfatizando a salvação pela graça mediante a fé em Jesus Cristo e estendendo essa oferta de justificação a todas as pessoas, independentemente de sua origem ou contexto religioso. É um lembrete poderoso de que a salvação é um dom de Deus, e nossa resposta é a fé em Jesus Cristo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário