segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Primeira Leitura: Romanos 7,18-25 - 27.10.2023



Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos,


18 Pois eu sei que não há em mim, isto é, em minha carne, coisa boa. Querer o bem está em meu poder, mas não sou capaz de efetuá-lo.

19 Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero.

20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que o faço, mas o pecado que habita em mim.

21 Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal.

22 Porque, segundo o íntimo do homem, ele se compraz na lei de Deus.

23 Mas sinto nos meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha mente e me escraviza à lei do pecado que está em meus membros.

24 Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me leva à morte?

25 A graça de Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que eu mesmo, com a mente, sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A passagem de Romanos 7,18-25 é uma reflexão profunda do apóstolo Paulo sobre a natureza humana, o conflito entre o desejo de fazer o bem e a persistência do pecado em nossas vidas. Paulo expressa seu próprio dilema interior, reconhecendo que, embora deseje fazer o bem, muitas vezes ele cai no erro e no pecado.

Essa luta interna que Paulo descreve é uma experiência universal. Muitos de nós já enfrentaram momentos em que desejamos fazer o que é correto e bom, mas acabamos fazendo o oposto. Paulo reconhece que esse conflito é uma batalha entre a lei de Deus e a lei do pecado que habita em nossos membros.

No entanto, a passagem não termina em desespero. Paulo nos lembra que, apesar de nossa fraqueza e inclinação ao pecado, há esperança na graça de Deus por meio de Jesus Cristo. Ele reconhece que somos libertos do poder do pecado e da morte por meio de Cristo, que nos capacita a servir à lei de Deus com nossa mente, mesmo que a carne esteja sujeita à lei do pecado.

Essa leitura nos convida a refletir sobre nossa própria luta contra o pecado e a nos lembrar de que, em nossa fraqueza, podemos encontrar força na graça de Deus. Ela nos encoraja a buscar a transformação e a libertação do poder do pecado por meio da fé em Jesus Cristo, que nos concede a capacidade de escolher o bem, mesmo quando a inclinação ao mal está presente. É uma reflexão sobre a batalha espiritual que todos enfrentamos e a esperança que encontramos em Cristo para superar essa luta.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário