sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Primeira Leitura: Isaías 5,1-7 - 08.10.2023



Leitura do livro do profeta Isaías – 

"1. Cantarei ao meu amigo o cântico do meu amigo a respeito da sua vinha. Meu amigo tinha uma vinha sobre um outeiro fertilíssimo.


2. Lavrou-a, limpou-a das pedras, plantou-a de vides escolhidas, edificou-lhe uma torre e escavou nela um lagar. Esperava que desse uvas boas, mas deu uvas azedas.


3. Agora, pois, habitantes de Jerusalém e homens de Judá, sede juízes entre mim e a minha vinha.


4. Que mais se podia fazer à minha vinha que eu não tenha feito? Por que, quando eu esperava que desse uvas boas, deu uvas azedas?


5. Pois bem, eu vos farei conhecer o que farei à minha vinha: arrancarei a sebe, para que sirva de pastagem; derrubarei a parede, para que sirva de pisoteio.


6. Farei dela uma ruína: não será podada nem capinada, crescerão nela cardos e espinhos; proibirei às nuvens que derramem chuva sobre ela.


7. A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá, a plantação que ele amava. Esperava deles o direito, e eis a injustiça; esperava a retidão, e eis o clamor."

 – Palavra do Senhor.


REFLEXÃO


Esta leitura do Livro de Isaías apresenta uma parábola em que uma vinha, cuidada com esmero, produz uvas azedas em vez de uvas boas. A vinha é uma metáfora para o povo de Israel, e Deus, o dono da vinha, espera justiça e retidão de Seu povo, mas encontra injustiça e clamor.


A mensagem central dessa leitura é a chamada à responsabilidade do povo de Israel. Deus investiu tempo e recursos na formação de Seu povo, mas, em vez de produzir frutos de justiça e retidão, o povo se afastou Dele e agiu injustamente. Como resultado, Deus permitiria que a vinha se tornasse uma ruína.


Esta leitura nos convida a refletir sobre nossa própria responsabilidade como povo de Deus. Somos chamados a produzir frutos de justiça, amor e retidão em nossa vida e em nossa sociedade. Devemos estar cientes das bênçãos e recursos que Deus nos deu e usá-los para fazer o que é correto e justo aos olhos Dele. Essa leitura nos lembra que Deus espera ações que correspondam à Sua graça e amor, e não podemos nos desviar do caminho da justiça e da retidão.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário