domingo, 22 de outubro de 2023

Primeira Leitura: Romanos 6,12-18 - 25.10.2023



Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos,

"12. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal para obedecerdes às suas paixões.

13. Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos de iniquidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus, como ressuscitados dentre os mortos, e todos os vossos membros, como instrumentos de justiça.

14. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Lei, mas sob a graça.

15. Então, que? Pecaremos porque não estamos debaixo da Lei, mas sob a graça? De modo nenhum!

16. Não sabeis que se vos ofereceis a alguém como escravos para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, seja do pecado, para a morte, seja da obediência, para a justiça?

17. Graças, porém, a Deus, porque, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra de doutrina a que fostes entregues.

18. Tendo sido, então, libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça." - Palavra do Senhor.


Reflexão:


A passagem de Romanos 6,12-18 nos fala sobre a transformação que ocorre na vida daqueles que aceitam o evangelho de Jesus Cristo e se tornam discípulos. O apóstolo Paulo enfatiza a importância de viver em retidão e justiça, em contraste com uma vida dominada pelo pecado.

Paulo começa advertindo contra permitir que o pecado reine em nosso corpo, dominando nossas paixões. Ele exorta os crentes a não oferecerem seus membros ao pecado, mas a Deus como instrumentos de justiça. Essa é uma chamada à santidade e à dedicação total a Deus, reconhecendo que fomos ressuscitados com Cristo e, portanto, nossa vida deve refletir essa transformação.

A liberdade da escravidão do pecado é um tema importante nesta passagem. Paulo destaca que a graça de Deus nos liberta do domínio do pecado. No entanto, ele também ressalta que essa liberdade não deve ser usada como uma desculpa para pecar. Ser liberto do pecado significa que agora somos escravos da justiça, chamados a viver vidas que honram a Deus.

A reflexão profunda aqui é que, como seguidores de Cristo, somos chamados a viver em conformidade com a justiça e a retidão, oferecendo nossas vidas como instrumentos nas mãos de Deus. A liberdade que encontramos em Cristo não é uma liberdade para fazer o que quisermos, mas uma liberdade para fazer o que é certo aos olhos de Deus.

Portanto, a leitura de Romanos 6,12-18 nos desafia a examinar nossa vida e a quem estamos verdadeiramente servindo. Devemos lembrar que a graça de Deus nos libertou do pecado para que possamos viver uma vida de justiça e santidade, dedicada ao nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário