terça-feira, 3 de outubro de 2023

Primeira Leitura de Neemias 2,1-8 - 04.10.2023




Leitura do livro de Neemias –

1 Ora, no mês de Nisã, no ano vinte do reinado de Artaxerxes, sendo o vinho apresentado ao rei, tomei o vinho e o ofereci ao rei. Ora, nunca estivera triste na sua presença.

2 Então o rei me disse: "Por que estás tão triste? Não estás doente. Isto não é outra coisa senão tristeza do coração." Fiquei extremamente apavorado,

3 mas disse ao rei: "Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, quando a cidade, o lugar dos túmulos de meus pais, está devastada e suas portas foram devoradas pelo fogo?"

4 O rei me disse: "O que pedes?" Pedi ao Deus do céu,

5 e disse ao rei: "Seja o rei servido de me conceder, teu servo, permissão para ir à cidade de Judá, onde estão os túmulos de meus pais, para que eu a reconstrua."

6 O rei, junto de quem estava a rainha, sentada ao seu lado, me disse: "Quanto tempo durará a tua viagem e quando voltarás?" Contentou-se o rei em me conceder, depois de fixar um prazo.

7 Prossegui: "Seja o rei servido de dar-me cartas para os governadores da Transéufrates, a fim de que me facilitem a passagem até que chegue a Judá,

8 como também uma carta para Asaf, guarda-florestal do rei, para que me dê madeira de construção para as portas da torre do templo, para as muralhas da cidade e para a casa em que vou entrar." O rei me concedeu isto, segundo a boa mão de meu Deus sobre mim. - Palavra do Senhor.


REFLEXÃO

A Primeira Leitura de Neemias 2,1-8 nos oferece uma lição valiosa sobre a importância da oração, da perseverança e da ação alinhada com a vontade de Deus em nossas vidas.


Neemias, diante do rei Artaxerxes, sente um profundo pesar por causa da devastação em Jerusalém, sua cidade natal, e expressa isso em seu rosto. O rei, notando a tristeza de Neemias, pergunta o que está errado e lhe oferece a oportunidade de expressar seus desejos.


O primeiro ponto de reflexão aqui é o papel da oração. Neemias, antes de falar com o rei, "pediu ao Deus do céu." Ele colocou sua preocupação diante de Deus, buscando Sua orientação e ajuda. Isso nos lembra que, em nossas próprias vidas, devemos sempre começar com a oração, confiando em Deus e reconhecendo Sua soberania em todas as situações.


Além disso, a história de Neemias nos mostra a importância da coragem e da ação quando Deus abre portas. Ele não só orou, mas também apresentou seu pedido ao rei e recebeu aprovação para retornar a Jerusalém e liderar a reconstrução da cidade. Neemias estava disposto a agir de acordo com sua fé e não deixou que o medo o impedisse de seguir adiante.


Essa passagem também nos ensina sobre a providência divina. O rei Artaxerxes não apenas permitiu que Neemias retornasse, mas também lhe forneceu recursos, cartas e apoio. Isso mostra como Deus pode usar circunstâncias e pessoas para nos ajudar em nossos propósitos quando estamos alinhados com Sua vontade.


Por fim, essa leitura nos convida a refletir sobre nossas próprias vidas. Assim como Neemias tinha uma missão específica em Jerusalém, cada um de nós tem um propósito divino em nossas vidas. Devemos buscar discernimento em oração, ser corajosos em nossa ação e confiar na providência divina enquanto perseguimos esse propósito.


Portanto, que possamos aprender com a história de Neemias a importância da oração, da coragem e da ação alinhada com a vontade de Deus. Que estejamos dispostos a enfrentar desafios com confiança, sabendo que, quando buscamos a Deus em nossas jornadas, Ele está sempre conosco, abrindo portas e guiando nossos passos.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário