domingo, 15 de outubro de 2023

Primeira Leitura: 2 Timóteo 4,10- 18.10.2023-17



Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo, 

10 Pois Demas me abandonou por amor do mundo presente e partiu para Tessalônica; Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia.

11 Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério.

12 Enviei Tíquico a Éfeso.

13 Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, sobretudo os pergaminhos.

14 Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará segundo as suas obras.

15 Guarda-te também dele, pois resistiu tenazmente às nossas palavras.

16 Na minha primeira defesa, ninguém se apresentou em meu favor, mas todos me desampararam. Que isso não lhes seja imputado!

17 O Senhor, porém, esteve a meu lado e me deu forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida e chegasse ao conhecimento de todos os gentios. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da Segunda Epístola a Timóteo, o apóstolo Paulo compartilha algumas reflexões e situações que ele enfrentou em seu ministério e relacionamentos. Aqui estão algumas considerações:

Demas e o amor pelo mundo: Paulo menciona que Demas o abandonou devido ao amor pelo mundo presente. Isso nos lembra da constante tensão entre a fé e as atrações do mundo. Às vezes, as preocupações mundanas podem nos afastar do nosso compromisso com Deus.

A fidelidade de Lucas e Tito: Enquanto Demas partiu, Lucas permaneceu com Paulo, demonstrando lealdade e apoio em momentos difíceis. Tito também é mencionado como alguém que partiu, mas provavelmente por razões de serviço na fé.

Marcos e Tíquico: Paulo instrui Timóteo a trazer Marcos, indicando que ele se tornou útil para o ministério. Isso destaca a capacidade de mudança e crescimento nas relações e ministérios cristãos. Tíquico é enviado a Éfeso, demonstrando a importância de mensageiros na propagação do evangelho.

Enfrentando adversidades: Paulo menciona que Alexandre, o ferreiro, lhe causou muitos males. No entanto, ele confia na justiça divina e deixa a Deus retribuir conforme as ações de Alexandre. Isso nos ensina sobre a importância da paciência e da confiança em Deus ao enfrentar oposição e adversidades.

A presença divina: Apesar de muitos o terem abandonado, Paulo enfatiza que o Senhor esteve ao seu lado e lhe deu forças. Isso nos lembra que, mesmo nas situações mais difíceis, Deus não nos abandona, e Sua presença é nossa fonte de força e consolo.

Em resumo, esta passagem nos convida a refletir sobre a lealdade e a fidelidade nos relacionamentos, a importância da paciência diante da adversidade e a certeza da presença de Deus em nossa vida, mesmo quando enfrentamos desafios no cumprimento de nossa fé e missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário