sábado, 21 de outubro de 2023

Primeira Leitura: Romanos 5,12.15.17-21 - 24.10.2023


Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 

12. Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

15. Mas a graça não é como a falta. Se a falta de um só trouxe a morte sobre todos, com muito mais razão, por um só, Jesus Cristo, a graça de Deus e o dom que emana da graça de um só homem, Jesus Cristo, abundaram para todos.

17. Por um só homem, pela falta de um só, começaram a reinar pela falta daquele, quanto mais, com muito maior razão, receberão, em abundância, a graça e o dom da justiça, para reinar na vida, por um só, Jesus Cristo.

18. Assim, como pela falta de um só veio a condenação sobre todos os homens, do mesmo modo, pela justiça de um só, virá para todos os homens a justificação que dá a vida.

19. Pois, como pela desobediência de um só homem, a multidão dos homens se fez pecadora, assim, pela obediência de um só, a multidão se tornará justa.

20. A Lei, entretanto, veio em acréscimo, para que a falta abundasse. Mas, onde abundou o pecado, superabundou a graça.

21. Para que, assim como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reine, pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor. - Palavra do Senhor.


Reflexão:


Nesta passagem da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo explora profundamente o contraste entre o pecado que entrou no mundo por meio de Adão e a graça que foi manifestada em Jesus Cristo. A leitura começa reafirmando a realidade do pecado e sua consequência inevitável, que é a morte. Todos nós herdamos a tendência ao pecado de Adão, e isso nos coloca em um estado de condenação espiritual.

No entanto, Paulo enfatiza que, assim como o pecado entrou no mundo por um homem (Adão), a graça e a justificação para a vida eterna entraram no mundo por meio de Jesus Cristo, que é chamado de "o segundo Adão". Jesus, por meio de Sua obediência e sacrifício na cruz, restaurou o relacionamento entre Deus e a humanidade, trazendo a graça e a justiça que leva à vida eterna.

A ênfase aqui é que, enquanto o pecado e a morte reinaram por meio da desobediência de um homem, a graça, a justiça e a vida eterna agora reinam por meio da obediência de Jesus Cristo. A abundância da graça de Deus é ressaltada, pois ela supera a abundância do pecado. A Lei, que foi dada como um guia, revelou ainda mais nossa necessidade de redenção por meio da graça.

Essa leitura nos lembra da necessidade de reconhecermos nossa condição pecaminosa e da nossa dependência da graça de Deus, que nos é dada através de Jesus Cristo. Ela também nos encoraja a viver em obediência à vontade de Deus e a buscar a justiça, confiando na obra redentora de Cristo para a nossa salvação. Em Jesus, encontramos a esperança de vida eterna e o perdão para nossos pecados, livrando-nos da condenação espiritual que o pecado trouxe ao mundo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário