quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Primeira Leitura: Romanos 16,3-9.16.22-27 - 11.11.2023



Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 3. Saudai Prisca e Áquila, meus cooperadores em Jesus Cristo,

4. que pela minha vida expuseram a sua; não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.

5. Saudai igualmente a igreja que se reúne na sua casa. Saudai meu querido Epêneto, o primeiro fruto da Ásia para Cristo.

6. Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.

7. Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, que são muito estimados entre os apóstolos e que foram cristãos antes de mim.

8. Saudai Ampliato, meu querido no Senhor.

9. Saudai Urbano, nosso cooperador em Cristo, e Estáquis, meu querido.

16. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Saúdam-vos todas as igrejas de Cristo.

22. Eu, Tércio, o escriba deste escrito, vos saúdo no Senhor.

23. Saúda-vos Gaio, o hospedeiro e meu, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, o tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto.

24. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.

25. Aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conformemente à revelação do mistério guardado em segredo desde séculos eternos,

26. e que agora foi manifestado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas, segundo a ordem do Deus eterno, para a obediência da fé, entre todas as nações;

27. a Deus, que é o único sábio, pela mediação de Jesus Cristo, a ele a glória pelos séculos. Amém.

- Palavra do SEnhor.


Reflexão:

Nesta passagem da Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo encerra sua carta com uma série de saudações e cumprimentos a diversos membros da comunidade cristã em Roma. Essas saudações revelam aspectos essenciais da vida da igreja primitiva e fornecem valiosos ensinamentos sobre a importância da comunhão e do serviço mútuo.

Paulo começa saudando Prisca e Áquila, um casal que desempenhou um papel fundamental na propagação do evangelho. Eles arriscaram suas vidas pelo bem do evangelho, e Paulo os elogia por seu compromisso. Essa saudação nos lembra a dedicação de muitos cristãos que trabalham nos bastidores, frequentemente de forma discreta, para espalhar a mensagem de Cristo.

O apóstolo também saúda várias outras pessoas que são importantes para a comunidade, demonstrando que o corpo de Cristo é composto por diversos membros, cada um com seu papel único. Essas saudações enfatizam a unidade na diversidade e a importância de relacionamentos sólidos dentro da igreja.

Paulo encerra a carta com uma bela doxologia, exaltando a Deus como o único sábio e a fonte de toda a sabedoria. Ele enfatiza que o evangelho revela o mistério que estava oculto desde tempos eternos, mas que agora foi revelado por meio das Escrituras e da pregação de Jesus Cristo.

Esta passagem nos lembra da importância da comunhão na fé cristã e do trabalho conjunto para espalhar o evangelho. Também nos chama a reconhecer a sabedoria e a graça de Deus, que se manifestam na revelação do evangelho de Cristo. Em nossa jornada de fé, devemos valorizar e apoiar uns aos outros, celebrando a diversidade de dons e papéis dentro da comunidade cristã e buscando sempre a glória de Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário