domingo, 26 de novembro de 2023

Primeira Leitura: Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28 - 29.11.2023



A passagem, Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28, relata o episódio da escrita na parede durante o reinado de Belsazar. Vamos primeiro ler o trecho na Bíblia de Jerusalém e, em seguida, refletir sobre seu significado.


Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura da profecia de Daniel – 1 O rei Belsazar deu um grande banquete para os mil grandes de sua corte e, na presença dos mil, bebeu vinho.

2 Belsazar, tendo experimentado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo de Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os grandes, suas mulheres e concubinas.

3 Foram, pois, trazidos os vasos de ouro que tinham sido tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e, com eles, o rei, seus grandes, suas mulheres e concubinas beberam.

4 Beberam vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.

5 No mesmo instante apareceram uns dedos de mão de homem que escreviam, na caiadura do muro, defronte do candeeiro, no palácio real. O rei via a palma da mão que escrevia.

6 Mudou-se o semblante do rei e os seus pensamentos o amedrontaram; as juntas dos seus quadris se afrouxaram e os seus joelhos batiam um no outro.

13 O profeta Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei a Daniel e disse-lhe: “Tu és Daniel, um dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?

14 Ouvi dizer a teu respeito que tens o espírito dos deuses e que em ti se encontram luz, entendimento e sabedoria extraordinária.

16 Oiço dizer que tens a faculdade de interpretar sonhos e de resolver enigmas. Agora, pois, se puderes ler esta escritura e dar-me a interpretação, serás vestido de púrpura, terás um colar de ouro ao pescoço e serás o terceiro no governo do reino.”

17 Respondeu Daniel e disse diante do rei: “Guarda para ti os teus dons e dá os teus presentes a outro. Contudo, eu lerei a escritura ao rei e lhe darei a interpretação.

23 Mas te exaltaste contra o Senhor do céu, mandando trazer os vasos de sua casa para que bebesseis vinho, tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concubinas. Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem conhecem; e do Deus em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.

24 Por isso, foi enviada a mão que escreveu esta escritura.

25 A inscrição que foi traçada é esta: Mene, Mene, Tequel e Parsin.

26 Esta é a interpretação do caso: Mene, Deus contou os teus dias e pôs fim a eles;

27 Tequel, pesado foste na balança e achado em falta;

28 Parsin, o teu reino foi dividido e dado aos medos e aos persas.” - Palavra do Senhor.


Reflexão:


O episódio de Belsazar oferece uma poderosa lição sobre a soberania de Deus e a responsabilidade do homem diante d'Ele. O rei Belsazar profanou os vasos sagrados retirados do templo de Jerusalém, usando-os para adorar ídolos inanimados. Este ato de desrespeito desencadeou a intervenção divina manifestada na escrita misteriosa na parede.

A aparição da mão que escreveu, invisível e sobrenatural, deixou o rei atônito. Aquilo que ele e seu povo consideravam inofensivo revelou-se como uma afronta direta ao Deus vivo. Daniel, conhecido por sua sabedoria e habilidade divinamente concedidas na interpretação de sonhos e enigmas, foi chamado para dar sentido à escritura.

As palavras "Mene, Mene, Tequel e Parsin" representavam a contagem dos dias de Belsazar, a avaliação de sua vida e a divisão iminente de seu reino. Essa sentença divina destacou a seriedade da negligência espiritual de Belsazar e a urgência de prestar contas diante do Altíssimo.

A lição profunda que podemos extrair desta passagem é a importância de reconhecer a soberania de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Assim como Belsazar foi chamado a prestar contas por seu desrespeito, somos lembrados de que nossas ações têm implicações espirituais. Devemos adorar o Deus verdadeiro e reconhecer Sua soberania, evitando a idolatria e a profanação do sagrado.

A escrita na parede é um lembrete contundente de que Deus sonda nossos corações e avalia nossas ações. Podemos refletir sobre como estamos usando os dons e recursos que Deus nos deu, se estamos vivendo de maneira digna de Sua glória, e se nossa adoração é verdadeira e sincera.

Que essa narrativa nos conduza a uma busca mais profunda de Deus, a uma adoração autêntica e a uma vida que reflete a consciência da presença divina em todos os aspectos. Que possamos aprender com a história de Belsazar e buscar, em todas as coisas, a glória de Deus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário