sábado, 25 de novembro de 2023

Primeira Leitura: Daniel 2,31-45 - 28.11.2023


Primeira Leitura: Daniel 2,31-45 (Bíblia de Jerusalém)


Leitura da profecia de Daniel – Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor:"31 Tu, ó rei, estavas olhando: uma estátua imensa, uma estátua imensa e de excepcional esplendor, erguia-se à tua frente e causava medo.

32 A cabeça da estátua era de ouro fino; o peito e os braços eram de prata; o ventre e os quadris eram de bronze;

33 as pernas, de ferro; e os pés, em parte de ferro e em parte de argila.

34 Estavas olhando, quando uma pedra foi cortada, não por mãos humanas, e atingiu a estátua nos pés de ferro e argila e os triturou.

35 Então, foram ao mesmo tempo esmiuçados o ferro, a argila, o bronze, a prata e o ouro, tornando-se pó que se levava ao vento, sem que dele ficasse traço algum. Mas a pedra que atingira a estátua tornou-se um grande monte e encheu a terra toda.

36 Este é o sonho. Vamos dizer à presença do rei a sua interpretação.

37 Tu, ó rei, rei dos reis, a quem o Deus do céu conferiu a realeza, o poder, a força e a glória,

38 e entregou nas tuas mãos os filhos dos homens, os animais do campo e as aves do céu, onde quer que habitem, para que te tornasses o senhor de todos eles. Tu és a cabeça de ouro.

39 Depois de ti surgirá outro reino, inferior ao teu, e depois um terceiro reino, de bronze, que dominará toda a terra.

40 Haverá um quarto reino, forte como o ferro, pois o ferro tudo quebra e tudo submete; assim ele fará com quebrar e submeter todos os outros.

41 E, como viste, os pés e os dedos eram de argila e de ferro; é que o reino será dividido. Haverá nele alguma coisa da solidez do ferro, conforme viste o ferro misturado com argila de oleiro.

42 Os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de argila; parte do reino será forte, parte será frágil.

43 Quanto aos dedos dos pés, que eram em parte de ferro e em parte de argila, isso significa que haverá, nesse reino, alguma coisa que será forte e alguma coisa que será frágil.

44 Quanto ao ferro misturado com argila de oleiro, eles se misturarão por meio de casamentos, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com a argila.

45 Nos dias destes reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será destruído e cujo domínio não passará a outro povo. Esmiuçará e destruirá todos esses reinos, e ele mesmo subsistirá para sempre."

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


O sonho de Nabucodonosor e sua interpretação por Daniel oferecem uma visão profética das eras futuras e do estabelecimento do Reino de Deus. A estátua, representando diferentes reinos, é simbólica da passagem do tempo e das mudanças nos impérios terrenos.

O ouro, prata, bronze e ferro simbolizam a sucessão de reinos, cada um sendo progressivamente menos nobre. No entanto, a pedra cortada sem mãos humanas, que esmaga a estátua, representa a intervenção divina que estabelecerá um reino eterno e inabalável.

Essa visão não apenas aponta para eventos históricos, mas também para a soberania divina sobre o curso da história humana. Independentemente da aparente força dos impérios terrenos, o Reino de Deus prevalecerá e será estabelecido de forma duradoura.

A mensagem para nós hoje é lembrar que, em meio às incertezas do mundo, devemos confiar na soberania de Deus. Assim como a pedra esmaga a estátua, a presença divina pode superar as circunstâncias e estabelecer um reino de justiça e paz. Devemos buscar, portanto, o reino que não será destruído, o reino de Deus, que transcende as limitações temporais e terrenas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário