quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Primeira Leitura: Daniel 7,15-27 - 02.12.2023




Primeira Leitura: Daniel 7,15-27 (Bíblia de Jerusalém):


Leitura da profecia de Daniel – "15. Eu, Daniel, fiquei profundamente perturbado na minha alma, e as visões que me vinham à cabeça me aterrorizavam.

16. Aproximei-me de um dos que assistiam e pedi-lhe explicações sobre tudo isso. Ele respondeu-me e fez-me conhecer a interpretação das coisas:

17. 'Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão na terra.

18. Depois os santos do Altíssimo receberão a realeza e a possuirão eternamente, por todos os séculos dos séculos.'

19. Então eu queria ter a certeza sobre o quarto animal, que era diferente de todos os outros, extremamente terrível, com dentes de ferro e unhas de bronze, devorando, triturando e calcando aos pés os restos:

20. e também sobre os dez chifres que tinha na cabeça, e sobre o outro que tinha surgido e que tinha derrubado três chifres, sobre este chifre que tinha olhos e uma boca que falava com arrogância e cujo aspecto era maior do que o dos outros.

21. Via esse chifre fazer guerra contra os santos e vencê-los,

22. até ao momento em que veio o Ancião de dias e fez justiça aos santos do Altíssimo: chegou o tempo em que os santos possuíram a realeza.

23. Ele disse-me assim: 'O quarto animal será um quarto reino sobre a terra, diferente de todos os reinos; devorará toda a terra, calcará aos pés e triturará.

24. Quanto aos dez chifres, serão dez reis que se levantarão desse reino; depois deles levantar-se-á outro, diferente dos anteriores, que destruirá três reis;

25. proferirá palavras contra o Altíssimo, perseguirá os santos do Altíssimo, pensará em mudar os tempos e a lei, e os santos serão entregues nas suas mãos durante um tempo, dois tempos e metade de um tempo.

26. Mas será feita a justiça, e o seu poder lhe será tirado e destruído até o fim.

27. O reino, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os poderes lhe servirão e lhe obedecerão.'"

- Palavra do Senhor.


Reflexão:


A visão profética de Daniel apresenta uma narrativa complexa sobre reinos e poderes que se levantarão na terra. A perturbação de Daniel revela a intensidade dessas visões e a sua busca por entendimento.

A interpretação revela que esses grandes animais representam reinos e poderes temporais, mas, no final, o reino pertencerá aos santos do Altíssimo. Isso aponta para a soberania divina sobre os eventos da história e a garantia de que, no final, a justiça prevalecerá.

A descrição do quarto animal e do pequeno chifre sugere a presença de um reino opressor que se levanta contra os santos. Contudo, a visão enfatiza que este reino será julgado, e o domínio será entregue ao povo dos santos do Altíssimo.

Essa passagem oferece consolo aos crentes, mesmo em meio a circunstâncias difíceis. Ela recorda que, no desenrolar da história, Deus permanece no controle e que, no final, a justiça triunfará. Os santos são encorajados a permanecer fiéis, confiantes de que, independentemente das lutas temporais, o reino eterno do Altíssimo prevalecerá. Isso nos chama a refletir sobre a nossa confiança na soberania divina, mesmo quando enfrentamos desafios e incertezas em nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário